01/08/14 – RIBEIRÃO PRETO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), representado pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi e equipe técnica, participou, na quinta-feira (31/7), às 9h00, em Ribeirão Preto, da realização do ‘3º Seminário Regional de Controladoria Aplicada ao Setor Público’, destinado aos servidores públicos e profissionais ligados aos setores de controladoria, contabilidade, orçamento e estatísticas fiscais do setor público que atuam nessas áreas na esfera municipal.

Com a presença de cerca de 500 técnicos, participaram do seminário 60 (sessenta) Secretários de Finanças de municípios paulistas e 7 (sete) gestores de pastas de outros Estados, que acompanharam os debates que tiveram como enfoque principal a questão da contabilidade e controladoria interna aplicada ao setor público por meio de abordagens de cunho teórico e prático com a apresentação sobre experiências da União, Estados e Municípios.

A mesa de abertura do evento, coordenado pela Secretaria Municipal da Fazenda de Ribeirão Preto com apoio do Fórum Permanente de Secretários da Fazenda do Estado, contou com a presença do Secretário Francisco Sérgio Nalini; da Prefeita Municipal, Dárcy Vera; e, por parte da Corte de Contas, foi prestigiada pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi e pelo Diretor Regional do TCE em Ribeirão Preto, Flávio Henrique Pastre.

A palestra inicial, proferida pelo Secretário-Diretor Sérgio Rossi, teve como tema o “Tribunal de Contas e Controladoria”, na qual tratou sobre o sistema de controle interno, suas espécies, formas e fundamentos, bem como das normas aplicáveis e funções e competências do controlador.

Assessor Técnico do TCE, Flavio Corrêa de Toledo Jr., discorreu sobre o tema ‘O Tribunal e o Controle Interno dos Municípios’. Na sequência, as palestras foram proferidas pelos servidores Rodney José Idankas e Henrique Romanini Subi, que versaram sobre o assunto ‘Visão de Controle Interno Efetivo com uso da TI’ e ‘A Dependência de Endividamento dos Municípios e a LRF’.