12/12/2022 – SÃO PAULO – Em comemoração aos 98 anos da instituição e em reconhecimento ao mérito, à colaboração e aos relevantes serviços prestados, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, nesta segunda-feira (12/12), Sessão Solene de Outorga da Medalha Presidente Washigton Luís.

Na ocasião, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Desembargador Ricardo Mair Anafe; o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de SP, Mario Luiz Sarrubbo; o Deputado Estadual Campos Machado; o Procurador de Justiça Luiz Antônio Guimarães Marrey; o Defensor Público Geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Júnior; e o Magnífico Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, foram homenageados com a honraria.

A cerimônia foi conduzida pelo Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Ramalho, que falou sobre a história da Medalha Presidente Washigton Luís e a escolha dos condecorados. “A nossa instituição está alinhada a valores que os homenageados representam, quais sejam respeito à democracia, ética no exercício do poder, comprometimento com a pluralidade, inclusão, respeito às diferenças e crença na Educação e na Ciência. Esse é o conjunto de princípios que nos une e que pode trazer progresso, desenvolvimento e paz para o Estado de São Paulo e o Brasil.”

Prestigiaram a cerimônia os Conselheiros Antonio Roque Citadini, Edgard Camargo Rodrigues, Renato Martins Costa, Cristiana de Castro Moraes e Sidney Estanislau Beraldo; o Coordenador do Corpo de Auditores, Samy Wurman, e a Auditora Silvia Monteiro. 

A solenidade também contou com a presença do Procurador-Geral do Ministério Púbico de Contas junto ao TCESP, Thiago Pinheiro Lima; do Procurador-Chefe da Procuradoria da Fazenda do Estado, Luiz Meneses Neto; do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; e do Secretário de Governo, Marcos Penido.

Em nome do TCE, o Conselheiro-Corregedor Renato Martins Costa destacou a atuação dos condecorados, sobretudo, junto à sociedade paulista, e discorreu sobre a importância do reconhecimento pelos serviços prestados. “Não há homenagem maior para o nosso Tribunal do que receber essa plêiade de seis homenageados aqui no TCE. Eles não são homenageados, eles homenageiam a nossa Corte”, afirmou. 

. Medalha

Criada pela Resolução nº 01/2014, a Medalha Presidente Washington Luís foi instituída em face do transcurso do 90º aniversário de instalação e de efetivo funcionamento do TCESP. Concebida pelo Procurador aposentado Wallace de Oliveira Guirelli, a condecoração é concedida, por indicação do Colegiado, às autoridades dos Poderes do Estado, aos funcionários e às pessoas da sociedade que contribuíram com relevantes serviços prestados ao TCE paulista.

A honraria homenageia o Presidente do Estado de SP, Washington Luís Pereira de Sousa que, por meio da Lei n° 1961, de 29 de dezembro de 1923, organizou o Tribunal de Contas e nomeou os primeiros cinco Ministros do TCESP.

Veja mais fotos do Flickr do TCESP