09/01/2014 – SÃO PAULO – Implantado há 8 (oito) anos pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Programa de Redução de Custos e Reciclagem de Resíduos Sólidos tem gerado economia de recursos e, ao mesmo tempo, tem despertado o interesse e incentivado a prática de ações de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Com o programa, mensalmente o Tribunal de Contas paulista recolhe e seleciona, em todos os setores da Casa, uma média de 1 (uma) tonelada de papel. Também são coletados cerca de 150 quilos de papelão e 233 quilos de plástico (copos descartáveis, garrafas pet e derivados). Além de promover a destinação adequada para os materiais, os recursos arrecadados são depositados no Fundo de Despesa do TCE.

Criado em 2006, durante a Presidência do Conselheiro Robson Marinho, o Departamento Geral de Administração (DGA) colocou em prática uma campanha interna com os servidores da capital e Unidades Regionais de modo a incentivar a redução do consumo de energia elétrica, bem como a otimização no uso de copos descartáveis de plástico e o consumo de papel.

Nos prédios do TCE - na capital e nas Unidades Regionais - foram instalados pontos de coleta seletiva para separação de três tipos de materiais: papéis, plásticos e não recicláveis. A ação visou sensibilizar os servidores para as questões ambientais, de modo que levou os funcionários a revisarem os padrões de produção e consumo, e assim adotar novos referenciais em busca da sensibilidade socioambiental.

Economia nos gastos

Além de ações voltadas a reciclagem e uso consciente dos materiais, o TCE ainda tomou outras decisões no sentido de promover economicidade nos gastos da instituição, como a renegociação do contrato de energia com a aplicação de redução de índice tarifário. Na época, somente no que se refere à energia elétrica, houve uma redução da despesa da ordem de 25% a 30%. Dentre outras medidas, foram eliminadas 100 (cem) linhas telefônicas diretas, implantado o bloqueio de ligações para celulares, e substituídos os veículos e impressoras com alto custo de manutenção.