webdoor-iegm2015.png

23/11/2016 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apresentará, na sexta-feira (25/11), às 11h00, no auditório nobre, na capital, os resultados relativos ao segundo levantamento do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) – com base em dados colhidos no exercício de 2015. O indicador - concebido pela Corte de Contas paulista - monitora a eficácia das políticas públicas implantadas pelos gestores municipais.

Os resultados consolidados serão apresentados pelo Vice-Presidente do TCE, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo durante a realização de seminário internacional, realizado em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que debaterá o aprimoramento das atividades de controle externo desenvolvidas pelas Cortes de Contas no Brasil.

Durante a exposição, serão apresentados os dados consolidados do indicador, que analisou os 644 (seiscentos e quarenta e quatro) municípios paulistas – com exceção da capital – em 7 (sete) áreas temáticas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação).  O levantamento enquadra o desempenho dos municípios em 5 faixas de classificação conforme sua efetividade e adequação.

. Resultados

Os resultados do IEGM/TCESP, Ano Base: 2015 irão gerar 4 (quatro) tipos de produtos: um Anuário, com Relatório Gerencial direcionado à Sociedade e cidadãos; um relatório ‘Prisma’, com informações gerenciais e estratégicas, direcionado aos Conselheiros; um relatório ‘Smart’, voltado às equipes de fiscalização do TCE e um Relatório de Desempenho Municipal, que contém o diagnóstico do município para conhecimento de cada gestor municipal.

Os dados do segundo levantamento do IEGM ficarão à disposição para consulta e acesso do cidadão em um site especial, onde o interessado poderá ter detalhes da situação de cada município. Lançado em 2014, o IEGM busca aprimorar a fiscalização com a composição de indicador que medirá a qualidade dos investimentos e gastos públicos.