25/05/2023 – SÃO PAULO – Politicas de enfrentamento ao assédio moral e os danos causados por essas práticas à saúde e ao desempenho dos trabalhadores foram alguns dos temas abordados por especialistas durante o evento ‘Precisamos falar de Assédio’, promovido (24/5) pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Realizado pela Ouvidoria, o seminário teve como palestrantes a Desembargadora e Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT), Luciana Storer; a Professora da Fundação Getúlio Vargas Alessandra Benedito e o Médico Psicanalista Alexandre Patricio de Almeida.

“Não se trata apenas de atitudes corriqueiras do dia a dia, outra consequência de quem sofre assédio que pode ser invisível para alguns, é a saúde mental”, disse o ouvidor Sérgio Satoshi Otsuki, que mediou os debates.

Em sua exposição, a Professora Alessandra Benedito explicou como identificar situações de assédio e apresentou as consequências dessas práticas no ambiente de trabalho.

“É muito comum percebemos em uma exposição de ideias que estejam homens e mulheres na mesa, alguém pegar a ideia do outro (a) e falar sobre como se fosse sua. Nesse caso, o cuidado com as mulheres é essencial, pois existe uma série de questões conscientes e inconscientes, já que ainda vivemos sob uma perspectiva de machismo”, completou Alessandra.

“Nessa situação de abuso quando a vítima vai relatar o caso, em muitas vezes ela não consegue lembrar ou as lembranças ficam totalmente bagunçadas. Uma experiência traumática de assédio gera tanta carga psíquica que ocorre uma fragmentação, uma parte nossa que tudo sabe e uma parte que nada sente,” declarou Alexandre Patrício sobre os efeitos do assédio na saúde mental e física das vítimas.

Professora de Direito da FGV, Desembargadora Luciana Storer, transmitiu aos presentes orientações sobre como denunciar os agressores e a importância de políticas de combate ao assédio.

“O papel da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio também é de acolhimento, temos um papel de escuta daqueles que são atingidos por assédio ou discriminação. A alta administração de uma instituição precisa estar comprometida com uma política de prevenção e enfrentamento, seja por uma comissão de ética ou uma ouvidoria”, destaca Luciana Storer. 

Também participaram do encontro o Diretor de Coordenação Estratégica, Marcus Cerávolo, e o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi.

Transmitido em tempo real pelo YouTube, o evento reuniu cerca de 200 pessoas e já teve mais de mil visualizações. A íntegra das palestras está disponível por meio do link https://bit.ly/43qYAmu.

Confira a galeria de imagens