16/09/2024 - SÃO PAULO – O ano do Centenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) é marcado por eventos e solenidades especiais. Dentro das comemorações, uma das mais aguardadas ocorre na quinta-feira (19/9), a partir 15h00, no Auditório Nobre do TCESP. Na ocasião, acontecerá o lançamento do livro "A História do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Primeiro Centenário", seguido da inauguração do Memorial do TCESP, no piso térreo do Prédio Sede.

Na abertura da solenidade, haverá a outorga das honrarias ‘Colar do Centenário’ e ‘Medalha Presidente Washington Luís’. O colar será outorgado ao Reitor da Universidade de São Paulo (USP), Professor Carlos Gilberto Carlotti Junior; ao Diretor Vice-Presidente de Compliance e Institucional da Multiplan, Vander Aloisio Giordano; a Secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo Marília Marton; e ao Procurador do Ministério Público de Contas (MPC) Thiago Pinheiro Lima, que esteve como Procurador Geral nos biênios 2019-2021 e 2021-2023.

A ‘Medalha Washington Luís’, por sua vez, será outorgada a personalidades que atuaram diretamente na realização do livro histórico dos 100 anos do TCESP, como o Diretor-Presidente da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), Sérgio Miceli Pessôa de Barros; ao Procurador-Geral da USP, Marcelo José Magalhães Bonizzi; o Professor Titular de Filosofia da Faculdade de Direito da USP, José Reinaldo de Lima Lopes; a Professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Íris Kantor; o Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP, Ariel Engel Pesso; e o Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, o historiador Thiago Lima Nicodemo.

. Livro histórico

Na sequência, haverá o lançamento oficial do livro ‘A História do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Primeiro Centenário’. A obra faz um verdadeiro retrospecto histórico dos 100 anos do TCESP, bem como da história paulista e do Brasil.  Para sua realização, uma equipe multidisciplinar foi criada e, ao longo de meses, traduziu e compilou histórias, fatos e fotos para um livro único.

É traçado todo o panorama histórico e a evolução da Corte de Contas paulista, desde o início das atividades do órgão no ano de 1924, passando pelo seu fechamento em 1930 e reabertura em 1947, até sua consolidação como órgão de controle externo referendado pela Constituição de 1988.

A versão digital será disponibilizada gratuitamente no Portal do TCESP após o lançamento, enquanto a versão física será distribuída para as áreas do Tribunal oportunamente, além de estar no catálogo da Edusp para compra.

. Memorial

O último ato desta data festiva se dá com a inauguração do Memorial do TCESP. Isso porque, dentro de seus 100 anos foram acumulados fatos históricos com o foco em melhorar o uso dos recursos públicos do Estado de São Paulo. Uma história dessas, então, precisa ser contada e registrada. Assim, surgiu a ideia de um memorial comemorativo.

O espaço, totalmente criado por ocasião dos 100 anos, contará com um espaço dinâmico para recepções, exposições e demais atividades pedagógicas e culturais. Além disso, servirá como espaço de convivência para os servidores e visitantes.

O memorial contará com a narrativa por meio de uma linha do tempo, painéis interativos com informações sobre servidores e autoridades importantes desta casa e cenários. Também será contada a história do TCESP através de objetos icônicos que fizeram parte do cotidiano. Após a inauguração será possível agendar visitas individuais e para grupos.

O evento será transmitido ao vivo pelo Tribunal de Contas em seu canal do YouTube.