23/04/14 – SÃO PAULO – Fundado em 6 de maio de 1924, através do Decreto Estadual nº 3708-A, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), ao completar 90 anos de atividades, está programando uma série de eventos e ações alusivas ao ano comemorativo.

De acordo com o Comitê Organizador, a programação terá como foco homenagear os servidores que, com empenho, dedicação e competência, ajudaram a construir a história do Tribunal de Contas paulista.

A programação terá inicio no próximo dia 6 de maio, em remissão às datas de promulgação do regulamento do TCE, pelo então recém-empossado Presidente do Estado, Carlos de Campos, e da eleição do primeiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ministro Jorge Tibiriçá.

As 8h00, o Presidente da Corte de Contas paulista, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, acompanhado de membros do colegiado, convidados e servidores, comparecerá à solenidade de hasteamento das bandeiras que contará com participação da Banda do Policia Militar e do Grupamento da Academia do Barro Branco.

No dia 8 de maio, o TCESP realiza Missa de Ação de Graças, com a presença dos Conselheiros e servidores, na Igreja do Pateo do Collegio, fundada pelo jesuíta São José de Anchieta, recentemente canonizado pelo Papa Francisco, no último dia 3 de abril. O Tribunal ainda prepara um evento especial em referência aos 10 anos de criação da Escola de Contas Públicas (ECP).

A 12ª edição da Semana Jurídica, de 11 a 15 de agosto, ao destacar 90 anos do controle externo a cargo do TCE, trará ilustres palestrantes e convidados que abordarão aspectos históricos, criação, evolução e papel do TCESP no painel contemporâneo. Haverá, no mesmo período, uma exposição de artes cujas obras pertencem ao acervo da Fundação Instituto de Ensino para Osasco (FIEO).

Dentre outras atividades programadas, o TCE pretende agraciar, com medalha de mérito especialmente criada para a ocasião, Conselheiros e servidores, bem como autoridades, funcionários e personalidades que contribuíram com relevantes serviços para o Tribunal.

A programação ainda prevê a inauguração de quadro em tela com a imagem da primeira sede do TCE, desenvolvimento de vídeo institucional, e lançamento de publicação histórica alusiva aos 90 anos da Corte de Contas.