04/08/2022 – SÃO PAULO – Em comemoração aos 30 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) – entidade que congrega os membros das 33 Cortes de Contas do país –, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) sediará, no dia 1º de setembro, no Auditório Nobre, na Capital, encontro com integrantes de Tribunais da região Sudeste.

Até o final do ano, a Atricon realizará, em conjunto com os Tribunais de Contas, cinco encontros regionais que ocorrerão entre os dias 26 de agosto e 6 de outubro. O Presidente da Atricon, Cezar Miola, destaca que “o objetivo da iniciativa é estender as comemorações alusivas ao aniversário da entidade realizando um encontro em cada uma das regiões do país”.

A programação comemorativa da Atricon incluirá, entre outras iniciativas, lançamentos de pesquisas, capacitações, seminários e projetos que serão desenvolvidos até 26 de agosto de 2023. Além de São Paulo, os outros encontros regionais ocorrerão em Brasília (26/8), Maceió (9/9), Manaus (14/9) e Curitiba (6/10).

O grupo responsável pela organização dos eventos é coordenado pelo Conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), ex-Presidente da entidade.

. Representação

A Atricon foi criada no dia 26 de agosto de 1992 com o objetivo de garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos Tribunais de Contas e de seus membros (Ministros, Conselheiros, Ministros Substitutos e Conselheiros Substitutos), visando aprimorar o Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade.

A atuação da entidade é desenvolvida em estreita parceria com outras entidades representativas dos Tribunais de Contas. Eleita a cada dois anos, a direção da Atricon define, por meio de constante e democrático processo de diálogo com os associados, metas e ações estratégicas, firma parcerias com outras instituições e realiza debates e eventos nacionais.