Tribunal dá 10 dias para Hospital Universitário da USP explicar cancelamento de concurso público


28/07/2022 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) concedeu um prazo de 10 dias para que o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) preste esclarecimentos sobre a anulação do concurso público para a contratação de Técnicos de Enfermagem e sobre o suposto favorecimento de candidatos que teriam grau de parentesco com servidores do órgão.

A solicitação, feita por meio de ofício assinado, nesta quarta-feira (27/7), pelo Presidente do TCESP, Conselheiro Dimas Ramalho, é endereçada ao Superintendente do Hospital Universitário, José Pinhata Otoch e foi encaminhada com cópia para o Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Lançado em maio deste ano, com mais de 7 mil inscritos para o preenchimento de 22 vagas na função de Técnico de Enfermagem, com jornada de 36 horas semanais a serem prestadas no HU, o concurso público foi anulado em 22 de julho após suspeita de favorecimento a duas irmãs/candidatas – as únicas que obtiveram nota máxima nas 40 questões –, que teriam laços de parentesco com uma servidora do HU.

No despacho, o Presidente do TCE questiona, dentre outros pontos, quais os fundamentos utilizados para anulação do certame; quais as medidas adotadas em face ao suposto favorecimento de candidatos e solicita informações sobre o grau de parentesco e envolvimento com servidores do órgão.

O Tribunal de Contas ainda quer saber se haverá o ressarcimento dos mais de 7 mil inscritos e quais são as providências administrativas e disciplinares adotadas. As informações servirão para subsídio das ações de fiscalização da Corte como parte do processo de julgamento da prestação de contas da entidade.