Tribunal de Contas inaugura o Banco Vermelho em apoio à Campanha ‘Agosto Lilás’

20/08/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da sua Ouvidoria das Mulheres, em parceria com o Instituto Banco Vermelho, inaugurou na quarta-feira (20/8), às 9h30, no Passadiço sobre o Memorial da Corte, na Capital, o Banco Vermelho – em apoio à Campanha ‘Agosto Lilás’, iniciativa que combate à violência contra meninas e mulheres.
O evento de lançamento contou com as presenças da Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes; dos Conselheiros Renato Martins Costa e Sidney Beraldo; do Conselheiro Substituto-Auditor, Samy Wurman; da Procuradora-Geral de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; do Conselheiro Substituto-Auditor, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis; da servidora do Corpo de Conselheiros Substituto-Auditores, Andréia Albertino Rodrigues; do Chefe de Gabinete da Presidência, Sérgio Rossi; do Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; dos Diretores de Supervisão da Fiscalização I e II, Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola, respectivamente; da Chefe de Gabinete da Conselheira Cristiana de Castro Moraes, Rosy Maria de Oliveira; da Ouvidora e responsável pela Ouvidoria das Mulheres, Ana Amélia Caldas Saad de Oliveira; do Diretor Geral de Administração, Carlos Eduardo Corrêa Malek; do Diretor de Tecnologia da Informação, Fábio Correa Xavier; do Diretor de Comunicação Social, Fernando Henrique Martins da Silva; dos Diretores de Serviços e de Contratos e Projetos, Marcello José Ferreira de Amorim e Patricia Agiz Almeida da Silva, respectivamente; do Coordenador do Observatório do Futuro, Leandro Luís dos Santos Dall'Olio; da Controladora Interna da Corte, Rosely Duarte Correa; e de servidores do TCE.
No discurso de inauguração, a Conselheira-Presidente Cristiana de Castro Moraes destacou a importância do Banco e ressaltou que o Tribunal de Contas também tem como propósito de política pública combater o feminicídio.
“Nós somos o Tribunal de Contas. Um Tribunal que defende a democracia, os recursos públicos e incentivador de boas políticas públicas. Nós também devemos aderir a essa Campanha, incentivar políticas públicas no combate à violência contra a mulher. O combate ao feminicídio é da conta de todo mundo, é também da conta e da responsabilidade do Tribunal de Contas”, enfatizou a Presidente do TCESP.
De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quinto país com mais casos de feminicídio no mundo, quase sempre são vítimas de companheiros ou familiares. A cada seis horas, uma mulher é morta; a cada seis minutos uma menina/mulher é violentada; 65% dos casos, a violência acontece dentro de casa. Somente no estado de São Paulo, em 2024, foram registrados 250 casos de feminicídio.
“Convido cada um de vocês a se permitir um minuto para apenas olhar para este Banco Vermelho e pensar nas meninas e mulheres que sofreram violências de diversas espécies e perderam suas vidas, apenas por serem mulheres. Convido cada um a sentar, refletir, levantar e agir. Agir para buscar ajuda. Agir para oferecer ajuda. Agir para multiplicar a informação e a Prevenção. A Ouvidoria das Mulheres está de portas abertas para acolher e orientar”, ressaltou a Ouvidora do TCESP e responsável pela Ouvidoria das Mulheres da Corte, Ana Amélia Caldas Saad de Oliveira.
. Banco
Iniciativa que começou na Itália, com aderência em vários países, assim como no Brasil, por meio da Lei nº 14.942/2024, o Projeto do Banco com a cor em vermelho, que remete ao sangue de meninas e mulheres, tem como propósito estar visível em locais públicos de grande circulação com frases de conscientização no combate à violência contra a mulher para que as pessoas observem, pensem e reflitam sobre a temática.
No TCESP, o Banco Vermelho também traz um Qr Code que direciona à página exclusiva da Rede de Apoio à Mulher no Estado de São Paulo com contatos de emergência para eventuais denúncias e suporte à vítima (https://www.tce.sp.gov.br/rede-apoio-mulher ).
Com esta iniciativa, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) reforça a sua posição em apoio à Campanha ‘Agosto Lilás’, tornando público o seu compromisso pelo feminicídio zero e fazer com que homens e mulheres, juntos reafirmem que combater a violência é da responsabilidade de todos.