Tribunal de Contas promoverá evento em alusão ao ‘Agosto Lilás’

01/08/2025 – SÃO PAULO – Como parte da série de atividades promovidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que integram a ‘Campanha Agosto Lilás 2025’ - quanto à prevenção e o combate à violência contra mulheres e meninas -, a Corte de Contas paulista, por meio da sua Ouvidoria das Mulheres, promoverá na quinta-feira (21/8), das 10h00 às 12h00, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, o encontro ‘Agosto Lilás: Educação, Prevenção e Proteção’.
O evento será voltado a servidores e estagiários do TCESP, assim como a gestores e servidores públicos das esferas estadual e municipal e à sociedade em geral, com o enfoque na formação de redes integradas de proteção às mulheres e reforço da importância da educação e conscientização para efetivas mudanças na sociedade.
O encontro será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube ou pelo link https://streaming.tce.sp.gov.br/lives .
As inscrições podem ser feitas por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/agostolilas . Para emitir o certificado, é necessário ter cadastro no AVA e acessar a página do curso por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/agostolilas .
. Programação
O cronograma de atividades contará com a presença da Cofundadora e Vice-Presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Almeida Silva Barbosa, que fará uma apresentação sobre as faces da violência contra meninas e mulheres e a importância da conscientização e educação para mudanças efetivas.
Ainda, na oportunidade, o encontro terá a participação da Coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Maria Gracely Batista Marques, que compartilhará a experiência do Programa Casa Abrigo.
Ao final, uma apresentação especial do Cordel da Lei Maria da Penha pelos integrantes do projeto ‘Defensores Mirins do Direito à Cidadania’ do Instituto Maria da Penha, sob a coordenação da Professora Oneide da Silva Pontes. O Cordel contribui para que crianças e adolescentes aprendam, de forma lúdica, a identificar, não repetir e não tolerar a violência doméstica, além de torná-las agentes multiplicadores desse conhecimento.
. O que é o Agosto Lilás?
Sancionada em setembro de 2022, no Brasil, a Lei 14.448 que estabelece a campanha do Agosto Lilás é uma iniciativa de prevenção, conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher em suas diversas formas.
O mês escolhido tem como objetivo marcar o aniversário da entrada em vigor da Lei Maria da Penha, que completará 19 anos, na quinta-feira (7/8), sendo reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das leis mais eficazes e abrangentes no combate à violência contra a mulher.
A cor lilás é símbolo histórico do feminismo, desde o movimento sufragista do século XIX até as lutas por igualdade de gênero nas décadas de 60 e 70. No Brasil, a cor representa resistência, união e o compromisso com a vida das mulheres.