10/04/15 – SOROCABA – Representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participaram, entre os dias 6 e 8 de abril, em Sorocaba, da 11ª edição do Congresso Estadual da Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (APEPREM), onde discorreram sobre a gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, o congresso contou com a presença de representantes de municípios paulistas, de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e de Presidentes ou gestores de cerca de 150 institutos de previdência municipais.

O Auditor do TCESP, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, explanou sobre a ‘Efetividade na Governança e Controle Interno dos RPPS’. A palestra ocorreu na terça-feira (7/4) e foi desenvolvida em conjunto com o Diretor-Presidente do RioPrevidência, Gustavo de Oliveira Barbosa.

O Secretário Diretor Geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi, acompanhado pela Vice-Presidente Presidente da APEPREM, Guiomar de Souza Pazian e pelo Diretor Regional da Unidade do TCE em Sorocaba (UR-09), José Marcio Ferreira, participou do painel ‘O Poder Executivo e suas Ações na Sustentabilidade dos Regimes Próprios’, que tratou sobre os cuidados na criação e sustentabilidade do regime próprio de previdência, com especial atenção aos investimentos dos recursos e contenção de despesas.