12/11/14 –ARARAQUARA – O auditório da Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) em Araraquara (UR-13) sediou, no sábado (8/11), às 10h00, um encontro promovido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), com os Vereadores e Presidentes da Rede de Parlamentos, que teve como objetivo fomentar a criação dos órgãos nas Câmaras Legislativas do interior paulista.

O Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, ao representar o colegiado e o Presidente Edgard Camargo Rodrigues, participou da abertura do encontro junto com o Presidente da Uvesp, Sebastião Misiara; com o Prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri e com a Vereadora Edna Martins, Coordenadora da Escola Legislativa da região de Araraquara.

O encontro reuniu 25 (vinte e cinco) Vereadores que presidem os Parlamentos criados, e outros 9 (nove) que estão em fase de criação. Também compareceram à reunião 11 (onze) diretores regionais. Segundo a Uvesp, o objetivo principal da Rede de Parlamentos é transformar o usuário do sistema público em cidadão, com pleno acesso aos direitos sociais, políticos e econômicos.

Corregedor do TCE, o Conselheiro Dimas Ramalho defendeu a importância do legislador, em todas as esferas de poder, no exercício da democracia. Ele falou sobre a prática da maturidade para suplantar as divergências políticas e tratar temas do interesse coletivo, e sobre a necessidade de se fiscalizar e legislar, bem como apurar quaisquer atos que possam configurar má gestão ou corrupção nos poderes públicos.

O Conselheiro elogiou a iniciativa da Uvesp e disse que apoiará a a formação da rede no Estado. “Faço questão de participar de uma reunião como essa, pois respeito o agente público e sei da importância do Vereador nas decisões que pautam as questões administrativas”, declarou ao reforçar o caráter pedagógico da Corte de Contas e da importante missão de orientar e informar os jurisdicionados.

Em sua palavra, o Presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, reforçou a parceria que mantém com o TCE e enalteceu a presença e o trabalho da Corte de Contas no Estado. Ele destacou a realização de cursos, seminários, encontros, e diversas outras ações promovidas em conjunto com o TCE, por meio da Escola de Contas Públicas (EPCP), com o propósito capacitar, preparar e orientar o gestor para as boas práticas administrativas.

Sebastião Misiara pediu aos representantes dos parlamentos que sejam parceiros dos Prefeitos, bem como apresentem demandas, sugestões e propostas ao governo estadual. “Estamos construindo a maior rede de informações dos fatos que diretamente afetam a vida nos municípios”, disse o Presidente da Uvesp que afirmou que ‘radiografia sob a ótica do vereador’, é mais real e mais próxima da realidade.

Com a participação do Diretor Técnico da Secretaria-Diretoria Geral (SDG), Paulo Massaru Uesugi Sugiura, e da Coordenadora da Escola Paulista de Contas Públicas, Silvana de Rose, o Diretor de Eventos e Novos Projetos da Uvesp, Luis Mário Machado, colocou a proposta de planejamento para 2015 em discussão. Após os debates e inserções, ficou definido a realização de pelo menos 1 (uma) reunião mensal, com a participação da Uvesp, para discutir os problemas regionais.