Tribunal divulga vencedores do Concurso de Redação 2023
21/11/2023 - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) acaba de anunciar os vencedores do Concurso de Redação 2023, realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Nove alunos do 5º ao 7º ano do ensino fundamental serão premiados, em cerimônia marcada para o dia 30 de novembro, no auditório nobre da Corte.
Este ano, os alunos deveriam escrever sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de metas definido pela Organização das Nações Unidas para a promoção do crescimento econômico com inclusão social e proteção ao meio ambiente. Ao todo, foram encaminhados 172 textos, de 52 Diretorias de Ensino.
“Ficamos surpresos com a complexidade das abordagens feitas pelos estudantes, todos com idades entre 10 e 13 anos. Por isso, não foi nada fácil definir os vencedores. Estão todos de parabéns”, declarou Leandro Dall Olio, Coordenador do Observatório do Futuro, núcleo de monitoramento dos ODS no Tribunal, e responsável pela comissão avaliadora dentro da Corte.
Foram analisados capacidade de comunicação e argumentação, originalidade, entendimento do gênero textual proposto, desenvolvimento do assunto, qualidade da escrita e respeito às normas ortográficas e gramaticais. Os autores não foram identificados durante a avaliação.
Os primeiros colocados, e seus respectivos professores orientadores, receberão um computador/notebook; os segundos, um Tablet; e os terceiros, leitor de e-book portátil. Os escolhidos ainda vão receber Certificado de Participação com menção honrosa e serão convidados a participar da cerimônia de premiação, com transporte, alimentação e hospedagem pagos pela Corte, caso necessário.
No 5º ano, os selecionados foram Alexia Oliveira Mota (E.E Professora Jacyra Moya Martins Carvalho); Jaqueline dos Santos Vieira (E.E Professora Elydia Benetti) e Felipe Galliani Montanheiro (E.E Professor Divo Marino). No 6º ano, Julia Trindade Poloni (E.E. José Florêncio do Amaral); Anahy Fernandes Martin (E.E Professora Maria de Lourdes Gentille Stéfano) e Maria Julia Rosa Rodrigues (E.E PEI Professora Ephigênia C. M. Fortunato). E, no 7º, Julia Maria Mota Cardoso (E.E. Amância Dias Sampaio), Manuela Santos Firmiano (E.E Professor Suetônio Bittencourt Júnior) e Marina Gabriela Granado (E.E. Antonio Maximiano Rodrigues).
As respectivas colocações serão anunciadas apenas no momento da premiação.