25/03/14 – CAMPOS DOS JORDÃO – Representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) proferiram palestra na sexta-feira (21/3), às 11h00, durante programação do 58º Congresso Estadual de Municípios, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM), no Centro de Convenções, em Campos do Jordão.

O painel ‘Diretrizes do Tribunal de Contas do Estado’, realizado em conjunto com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), contou com a presença do Presidente da entidade, Sebastião Misiara, que coordenou a mesa de trabalhos durante as palestras da equipe do TCE, integrada pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; pelo Diretor Técnico de Fiscalização, Paulo Massaru Sugiura; e pelo Assessor Técnico, Flavio Correa de Toledo Júnior.

A série de palestras foi aberta com a explanação de Paulo Massaru, que versou sobre a transparência nos atos públicos e o papel do TCE no acompanhamento e fiscalização dos gastos públicos. Na oportunidade, o Diretor Técnico fez o lançamento de seu novo livro ‘Orçamento Público - Uma visão transparente’. Na sequencia, o Assessor Técnico Flavio de Toledo Jr. discorreu sobre o tema do Controle Interno, sua implantação, e as boas práticas de gestão.

Em sua apresentação, o Secretário-Diretor Geral do TCE, Sérgio Rossi, traçou um  panorama geral dos principais problemas dos municípios, as ações e o trabalho do TCE, e  abordou tópicos sobre desequilíbrio orçamentário, saneamento e resíduos sólidos, fiscalização concomitante, exames prévios de edital, Terceiro Setor, e outros.

O Secretário-Diretor observou que, apesar de não ser obrigação do TCE oferecer a ação pedagógica aos agentes públicos, o órgão tem se engajado nessa causa com a realização e participação em palestras e cursos em todo o Estado. "Nossa participação tem o objetivo de suprir as deficiências que notamos nas máquinas administrativas, principalmente em municípios pequenos”, ressaltou ao destacar que o Tribunal de Contas é um parceiro do administrador público.

Ao final das exposições, a equipe do TCE ainda esclareceu dúvidas dos presentes e, ao final dos trabalhos, a plateia que lotou as dependências do Centro de Eventos, homenageou a Corte de Contas paulista com a aprovação de uma moção de aplausos proposta pela UVESP.