180420163_0.png

19/04/16 - SÃO PAULO - Vice-Presidente e idealizador do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), o Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo, ao participar do I Congresso Internacional de Contas Pública, às 13h30, no plenário Tiradentes, na Assembleia paulista, apresentou o painel com o tema ‘O IEGM-TCESP e a Qualidade dos Gastos Públicos’, onde tratou sobre a implantação do indicador adotado pelo Tribunal de Contas paulista para medir a qualidade dos gastos e a efetividade das políticas públicas municipais.

Na oportunidade, Sidney Beraldo falou sobre o processo de construção, implantação e consolidação dos dados do IEGM composto por 7 (sete) índices temáticos que reúne informações dos setores de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação.

Concebido por meio do Comitê de Gestão Estratégica, o IEGM foi implantado no início de 2015 e, segundo o Vice-Presidente, mudou a ótica do Tribunal de Contas paulista, que passou a analisar, além dos resultados de ordem financeira e orçamentária dos jurisdicionados, a qualidade dos investimentos e políticas públicas implantadas pelas administrações.

Ao final, Beraldo enalteceu a realização do congresso, falou sobre a importância do fortalecimento das ações dos Tribunais de Contas e disse ser essencial para os administradores e gestores debaterem temas afetos à qualidade do gasto público e apontou a necessidade de planejamento e avaliação de prioridades para alcançar o bom resultado das políticas públicas nas diversas esferas de poder.