Bertaiolli acompanha obras da CPTM que alteram circulação de trens da Linha 11

30/04/2025 – SÃO PAULO – O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Marco Bertaiolli, solicitou informações na terça-feira (29/4) à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para verificar o andamento das obras da companhia com vistas ao restabelecimento do tráfego da Linha 11-Coral entre Suzano e Mogi das Cruzes.
Desde o dia 9 de abril, o usuário do trecho Luz-Estudantes (Mogi das Cruzes) é obrigado a fazer uma baldeação porque os trens da linha circulam em via única entre as estações Suzano e Jundiapeba (Mogi das Cruzes).
Essa alteração ocorre porque a companhia executa obra de recuperação de uma ponte ferroviária, construída em 1907, localizada na região de Suzano. A estrutura centenária sofreu desgaste devido aos impactos das fortes chuvas que afetaram a Região Metropolitana de São Paulo nos últimos meses, segundo a CPTM.
A previsão da companhia é de que a obra seja finalizada até agosto deste ano. A CPTM informa que, atualmente, está sendo feita a retirada de amostras de solo em profundidade de até 25 metros para análise da equipe de engenharia responsável.
“Estamos acompanhando essa situação hoje tão custosa ao usuário da Linha 11 até Mogi das Cruzes. Aguardamos que as obras da CPTM sejam concluídas o mais rápido possível, uma vez que o tempo de deslocamento do usuário foi demasiadamente alargado com a obra”, afirma Bertaiolli.
. Alteração
Os intervalos até Mogi foram ampliados. Nos horários de pico da manhã e tarde (das 4h00 às 9h00 e das 16h00 às 21h00), os passageiros contam com viagens entre as estações Luz e Suzano, com intervalos médios de 7 minutos. Aos que seguem até Mogi das Cruzes, as viagens de Suzano a Estudantes têm intervalos médios de 22 minutos. Para auxiliar no deslocamento do passageiro durante os horários de pico, há um serviço interno entre as estações Jundiapeba e Estudantes, com intervalo médio de 11 minutos.
O passageiro é obrigado a desembarcar em Suzano. Lá, para seguir sentido à estação da Luz, deve embarcar na plataforma 1. Já quem deseja viajar sentido Estudantes, deve embarcar na plataforma 3.
Das 9h00 às 16h00, as viagens entre as estações Luz e Suzano têm o intervalo médio de 11 minutos. As viagens entre Suzano-Estudantes têm intervalos médios de 22 minutos durante todo o dia.
Das 21h00 até o fim da operação comercial nos dias úteis e aos sábados, das 10h00 às 20h00, as viagens (loop) do trecho Luz-Guaianases foram suspensas, permanecendo somente os loops entre Luz-Suzano e Suzano-Estudantes, com intervalos médios de 11 e 22 minutos, respectivamente. O trecho de maior demanda é entre as estações Luz e Suzano, que representa 91,4% do volume total de passageiros da linha.