Sessão do Tribunal Pleno marca a despedida do Conselheiro Sidney Beraldo


19/11/2025 – SÃO PAULO – A 34ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), nesta quarta-feira (19/11), no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, marcou a despedida do Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo da Corte de Contas paulista.

Após o cumprimento da pauta de julgamentos do dia, os Conselheiros do TCESP homenagearam Sidney Beraldo que se aposentará nos próximos dias em que completará 75 anos, idade estabelecida pela Constituição Federal para a aposentadoria compulsória.Em sua última sessão de julgamentos do Tribunal Pleno como Conselheiro da Corte, Beraldo discursou relembrando a sua rica trajetória na vida pública e agradeceu a todos pela confiança durante os anos no cargo. “Aos Conselheiros que ficam, desejo sorte. A partir de agora, apenas como cidadão, seguirei acompanhando o trabalho de vocês com a confiança de sempre de que o comprometimento com esse Estado e com o Brasil continuará guiando a atuação deste Colegiado”, ressaltou.

“Aos servidores, deixo o meu eterno agradecimento. Como pude me despedir pessoalmente de todos nas áreas desta Casa, não citarei ninguém nominalmente, mas espero que sintam o meu abraço fraterno. Testemunhar a competência e a dedicação desta equipe extraordinária foi, não só um prazer, mas um privilégio. O entusiasmo demonstrado diante de cada desafio, de cada novo projeto foi sempre muito inspirador”, agradeceu o Conselheiro.

“Sempre acreditei que pessoas felizes, convivendo em ambientes leves, afetuosos e saudáveis, produzem melhor e a qualidade inquestionável do trabalho de vocês é a prova disso. Por fim, saibam que deixo o Tribunal de Contas com a sensação de dever cumprido e a certeza de que fiz aqui inúmeros amigos. Desejo que os novos tempos sejam de grandes conquistas, felicidade e saúde para todos. Muito obrigado a cada um de vocês”, finalizou Sidney Beraldo que foi aplaudido de pé pelos Conselheiros e pelos presentes no Auditório Nobre.

“Doutor Beraldo não é só um grande Conselheiro, mas, acima de tudo, se tornou um grande amigo. Saiba que o seu trabalho e dedicação são uma grande inspiração para todos nós. Desejo ao senhor, sucesso, felicidade e muita paz na nova etapa que, por certo, será de muitas realizações e conquistas”, destacou a Conselheira-Presidente Cristiana de Castro Moraes.

“Ele sempre teve uma palavra de equilíbrio. Quando tivemos problemas institucionais, ele foi uma palavra sensata. Queria dizer, primeiro, a minha gratidão por ter convivido com você aqui. Segundo, desejo que você continue com saúde para aproveitar a nova fase de sua vida, com plena maturidade e capacidade, pois precisamos de pessoas que pensam e constroem pontes. É um momento de despedida, triste para nós, mas a nossa convivência não termina por aqui, pois a vida não termina por aqui", declarou o Vice-Presidente Conselheiro Dimas Ramalho.

"Quando eu cheguei aqui no Tribunal, você foi um grande orientador da minha chegada e me ajudou muito na acolhida carinhosa que eu tive aqui. Isso não é surpresa, pois faz parte de sua personalidade. Sempre generoso e muito simples, mas de uma grandeza espiritual e de conhecimento muito grande", destacou o Conselheiro-Corregedor Marco Bertaiolli. "A sua história de grandeza como homem público é uma história que vale a pena ser contada e que deve retratar um livro, principalmente, aos alunos de São João da Boa Vista, para conhecer esse filho ilustre que a cidade ofereceu ao estado de São Paulo. Não só a participação nos votos que obteve, mas fundamentalmente por todas as suas qualidades que já foram retratadas por todos que falaram e que me antecederam aqui, uma qualidade de um homem público impar e retrata a devoção à atividade pública e a governança pública", pontuou.

“Eu acho que você seria um remédio que qualquer médico que estuda a sociedade prescreveria para equilibrar, adocicar e tornar o convívio pessoal e da sociedade mais leve, mais humanizado, mais marcado pelo sentimento de amor e amizade, respeito e compreensão que deve presidir as nossas ações na vida. Eu te admiro por tantas qualidades que você tem e essas que aqui nesse momento que entendo ser realçadas, são as que me impressionam de uma maneira muito marcante”, explicitou o Conselheiro-Decano Renato Martins Costa.

"Tenho uma grande admiração por tudo que você fez na vida pública sempre com muito zelo com o dinheiro público, sempre muito preocupado em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Então saiba que, apesar desse pouco tempo que a gente teve no Tribunal, eu nunca imaginaria estar ao lado de Vossa Excelência aqui no TCESP que, para mim, foi um privilégio muito grande. Quero desejar muito sucesso nessa nova etapa, que você seja muito feliz e conte sempre comigo para o que precisar", enfatizou o Conselheiro Maxwell Borges de Moura Vieira.

"Todos sabem de sua retidão e do seu compromisso, do exemplo de homem público que o senhor é. Passei a admirar muito o Tribunal de Contas depois da minha primeira reunião com o senhor pela sua imagem, sua postura e por tudo. Então, hoje o senhor vai fazer muita falta aqui, mas tenha certeza que a nossa porta estará sempre aberta, pois o senhor faz parte desta história", disse o Conselheiro Wagner de Campos Rosário.

“Além da capacidade técnica, desse rigor das decisões bem embasadas, nós temos aqui no TCESP um testemunho dessas virtudes e das ações do senhor aqui. Esse privilégio de ter conhecido esses atos de simplicidade, de integridade, amizade, generosidade nessa função tão importante de Conselheiro. O senhor é sempre muito simples, humilde e eu acho que são essas características desse verdadeiro líder. Nós aprendemos mais ainda pelas suas atitudes e pelo seu exemplo. Esse é o grande legado que o senhor deixa aqui”, ressaltou a Procuradora-Geral de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres.

“O senhor nos proporcionou nestes anos uma convivência amável, respeitosa e sempre foi disponível, muito sensível e muito próximo a todos nós. E vai aqui deixar uma lacuna pela admiração e reconhecimento que todos nós temos pelo senhor e agradecemos esse convívio diário”, disse o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, ao representar todos os servidores da Corte.

A íntegra da última sessão do Tribunal Pleno do Conselheiro Sidney Beraldo pode ser acessada por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/dmz2w2 .

. Trajetória

Com quase 50 anos de carreira pública, Sidney Beraldo foi Vereador (1977-1982) em São João da Boa Vista, onde também foi eleito Prefeito (1983-1988). Em 1994, elegeu-se Deputado Estadual, cargo para o qual foi reeleito em 1998, 2002 e 2006. No Legislativo, foi Presidente da Assembleia Legislativa (2003-2005). Em 2007, assumiu a Secretaria de Gestão Pública do Estado. 

Em 2011, foi Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo até ter seu nome aprovado pelo plenário da Assembleia paulista para se tornar Conselheiro da Corte de Contas paulista em dezembro de 2012, onde foi Presidente por duas vezes (2017 e 2023).

Sidney Beraldo se destacou, dentre outras ações na atuação do Controle Externo pelo TCESP, como o grande idealizador e coordenador do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M). O indicador, que completou dez anos de implementação na Corte, em 2025, tem como principal objetivo avaliar e medir a eficiência das 644 Prefeituras paulistas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.