condemat_1.jpg

10/09/15 – SÃO PAULO – A Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheira Cristiana de Castro Moraes, esteve reunida, na terça-feira (8/9), às 15h00, na Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), com os Prefeitos integrantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

Na pauta, que compôs a 12ª reunião extraordinária do Condemat, foi solicitada a realização de um evento, de caráter técnico, para orientação dos gestores em relação ao Terceiro Setor, contratos de gestão, assuntos essenciais das áreas de Educação e Saúde e controle de orçamento em virtude da volatilidade da arrecadação.

O Prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, Presidente do Condemat, falou inicialmente em nome dos municípios, apresentou a infraestrutura do consórcio e seu funcionamento - dividido em grupos de trabalhos temáticos e realização de sessões ordinárias para tratar das demandas e necessidades regionais.

Acompanhada pelo Diretor de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Teixeira Carsola, a Presidente ouviu todos os Prefeitos presentes em relação às demandas e à situação de dificuldade orçamentária e financeira vivenciada pelos municípios da região. Cristiana de Castro Moraes expôs os trabalhos realizados pelo Tribunal neste exercício, destacando a realização de Ciclo de Debates em todas as regiões do Estado, a realização de auditorias concomitantes em 133 municípios e a nova sistemática de acompanhamento e fiscalização “in loco” dos contratos relacionados.

Participaram da reunião os Prefeitos Marco Aurélio Bertaiolli (Mogi das Cruzes); Abel Larini (Arujá); Acir dos Santos Filló (Ferraz de Vasconcelos); Adriano de Toledo Leite (Guararema); Sebastião Almeida (Guarulhos); Mamoru Nakashima (Itaquaquecetuba); Marcos Borges (Poá); Benedito Rafael da Silva (Salesópolis); Gabriel Gonzaga Bina (Santa Isabel); Paulo Tokuzumi (Suzano) e José Cury Andere Filho (Vice-Prefeito de Biritiba Mirim).