'Corregedoria Day' debaterá Saúde Mental e Ética na formação de Ambientes Saudáveis

25/04/2025 - SÃO PAULO – O terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traz expressamente em sua cartilha de metas para o cumprimento da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema ‘Saúde e Bem-Estar’. Para isso, aspectos como saúde mental e um ambiente seguro são primordiais para assegurar uma boa qualidade de vida no âmbito pessoal e na carreira profissional. Porém, o que é um ambiente seguro e de que forma pode impactar na saúde mental? Como a Ética pode contribuir para um bom ambiente de trabalho?
Com a ciência da importância e da relevância do assunto, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoverá na terça-feira (6/5), das 10h00 às 12h00, no Auditório “Ministro Genésio de Almeida Moura”, no 16º andar do Prédio-Sede, na Capital, o “Corregedoria Day” com o tema ‘Ambientes Seguros e Éticos para as Relações do TCESP: O Papel da Brigada em Saúde Mental e da Comissão de Ética’.
O encontro será voltado a servidores que exercem funções de direção, chefia ou coordenação da Corte. A abertura dos trabalhos será feita pelo Conselheiro-Corregedor da Corte, Dimas Ramalho. A seguir, a Diretora da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS) e Coordenadora da Brigada em Saúde Mental, Fernanda Borges Keid, proferirá a palestra ‘A Importância de Ambientes Saudáveis para a Saúde Mental’, em que trará para debate a definição de ambientes saudáveis, o impacto na saúde mental dos colaboradores e estratégias para a promoção de um ambiente saudável no TCESP.
Na sequência da programação, a Presidente da Comissão de Ética da Corte, Roberta Marques Yanez, palestrará sobre ‘Ética nas Relações de Trabalho e o Papel da Comissão de Ética no TCESP’, colocando em pauta a importância da ética nas relações de trabalho, a estrutura e o funcionamento da Comissão de Ética e sua contribuição para a manutenção de um ambiente ético no Tribunal de Contas.
Por fim, o encontro promoverá a oficina ‘Presenças que acolhem’, que será aplicada por uma equipe de Brigadistas em Saúde Mental do TCESP e direcionada a diretores e chefes da Corte de Contas paulista.
Aos participantes, haverá emissão de certificado de participação, mediante preenchimento de formulário no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para emitir o certificado, é necessário ter cadastro e acessar a página do curso por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/corregedoriaday2025