img_1682.jpg

16/02/16 – SÃO PAULO – Autora de diversos ensaios, artigos, livros de filosofia e romances, a escritora e filósofa Marcia Tiburi proferiu, na segunda-feira (15/2), às 14h00, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a palestra ‘Ética e Sociedade Contemporânea: Um desafio ético’, que fez parte das atividades constantes na programação da 20ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS).

A abertura oficial das atividades, às 13h30, contou com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, dos Conselheiros Antonio Roque Citadini, Renato Martins Costa e Cristiana de Castro Moraes; dos Auditores e Procuradores do Ministério Público de Contas e dos Diretores dos Departamentos e Diretorias de Fiscalização da capital e das 20 (vinte) Unidades Regionais do TCE.

Com o objetivo de promover melhorias constantes na área fim do TCE, através da capacitação dos agentes e servidores, a vigésima edição do CAAPEFIS tem seu foco voltado para a reciclagem de conhecimentos da fiscalização. Durante os 2 (dois) dias do evento, são discutidos projetos, ações e propostas que seguem no sentido de avançar no diálogo com a sociedade, jurisdicionados e entidades de classe.

Em sua palestra, Marcia Tiburi falou sobre a relação conturbada entre a informação, Internet e a ética nos tempos de hoje, onde os veículos de comunicação de massa disputam espaço editorial com os novos canais de comunicação, redes sociais e aplicativos. Segundo ela, neste processo de dependência dos novos recursos e tecnologia, muitas vezes os usuários deixam de lado o interesse na existência real em nome do virtual, o que, para ela, leva as pessoas a esquecerem de viver.

Para um público de aproximadamente 800 (oitocentos) servidores, a palestrante discorreu sobre temas abordando a educação, valores, ética e a postura dos internautas. Ela falou sobre a importância em buscar a profundidade do conhecimento e promover uma autorreflexão sobre os fatos apresentados, seus interlocutores e a transparência nas informações.

. Histórico

Graduada em filosofia, pela PUC-RS, e artes, na UFRGS, Marcia Tiburi é Mestre pela PUC-RS e Doutora em filosofia pela UFRGS. Desde 2008, é colunista da Revista Cult e ficou mais conhecida pelos brasileiros por conta de sua participação no programa Saia Justa, do canal de TV a cabo GNT. Atualmente, atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e como professora convidada da Fundação Dom Cabral.