Innovatio 2025 premia TCESP por projeto pioneiro em saúde mental no serviço público


31/10/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) foi destaque nacional ao conquistar o 3º lugar no Prêmio Innovatio 2025, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A premiação reconhece iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito dos Tribunais de Contas de todo o país.

O projeto ‘Brigada em Saúde Mental’, desenvolvido pelo TCESP, foi reconhecido por sua abordagem inovadora na gestão de pessoas, ao institucionalizar o cuidado com a saúde mental e promover um ambiente de trabalho mais saudável, acolhedor e empático.

O Prêmio Innovatio 2025 recebeu 146 inscrições de práticas e programas de todas as regiões do país. A escolha dos vencedores foi realizada por uma Comissão Avaliadora formada por especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) e representantes do Movimento Pessoas à Frente, que analisaram os projetos com base em critérios de impacto, inovação e potencial de replicabilidade.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), que será realizado em Florianópolis (SC), no dia 3 de dezembro de 2025.

. Brigada

Instituída em dezembro de 2024 pela Resolução nº 18/2024, a Brigada da Saúde Mental do TCE tem como objetivo atuar, direta ou indiretamente, no aprimoramento do cuidado com a saúde mental de membros, servidores, estagiários e prestadores de serviços da Corte.

A iniciativa, coordenada pela Diretora da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS), Fernanda Borges Keid, vem sendo destaque no âmbito do Sistema de Tribunais de Contas pela sua atuação humanizada e estratégica no enfrentamento de questões relacionadas ao bem-estar e à segurança psicológica no ambiente de trabalho.

A atuação da brigada serve como referência de suporte emocional e conta com a participação de Brigadistas — servidores capacitados que atuam como socorristas voluntários, especialmente treinados para oferecer suporte imediato em situações de crise. O projeto busca fortalecer a cultura organizacional de paz, a segurança psicológica e a promoção do bem-estar coletivo no âmbito do TCESP.