Programa de Letramento Racial do TCESP é destaque em Congresso Internacional

05/12/2025 - FLORIANÓPOLIS - Boas práticas de equidade racial identificadas pelo Projeto Consciência Cidadã, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), foram demonstradas no stand da entidade, na quinta-feira (4/12). E o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) foi um dos cases. A apresentação integrou a programação paralela do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC).
O programa de Letramento Racial do TCESP, curso que busca promover a equidade racial e a valorização da diversidade, foi apresentado pelo Coordenador do Observatório do Futuro, Leandro Dall’Olio, que reforça que o objetivo foi apresentar um histórico das ações do TCESP, com destaque para o estabelecimento de cotas de 20% para concursos em 2022, a incorporação do ODS 18 (Igualdade étnico-racial) e agora o curso de Letramento Racial.
"Com isso, seguimos avançando na pauta de diversidade e inclusão, reforçando uma cultura de cooperação e respeito entre as pessoas e estimulando a adoção de práticas semelhantes por outros órgãos públicos", explicou Leandro.
A apresentação foi aberta pelo Conselheiro Gilberto Jales (TCE-RN), que falou da importância do Consciência Cidadã e de os Tribunais de Contas fomentarem a equidade na administração pública. Ele apresentou ao grupo o livro ‘Proposições Para a Diversidade no Âmbito dos Tribunais de Contas’, lançado durante o congresso, e tem o Conselheiro como um dos organizadores.
O Consciência Cidadã, criado em 2024, tem o objetivo de fomentar ações relacionadas à prevenção e à sensibilização sobre discriminação de gênero, assédio moral e sexual, respeito e diversidade.
Parte das boas práticas já havia sido apresentada durante a Oficina de Equidade Racial na Administração Pública, realizada na quarta (3/12). A atividade está vinculada ao Eixo Temático 1: Direitos Humanos e Redução das Desigualdades, do Plano Estratégico da Atricon.
Além do programa do TCESP, também foram apresentados projetos dos Tribunais de Contas dos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais, Piauí, além do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.
