04/12/2024 – SÃO PAULO – A 35ª sessão ordinária do Tribunal Pleno, realizada na quarta-feira (4/12), no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, que encerra os trabalhos em 2024, ficou marcada como a última plenária de Robson Marinho como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), uma vez que se aposentará oficialmente a partir desta sexta-feira, 5 de dezembro.

Prestes a completar 75 anos, idade estabelecida pela Constituição Federal para a aposentadoria compulsória, Robson Marinho ingressou como Conselheiro no Tribunal de Contas em 1997, assumindo a Presidência por duas vezes (2000 e 2006).

Homenageado durante a sessão pelos demais Conselheiros, membros da Corte, com a presença de servidores e integrantes do seu Gabinete, Robson Marinho, de maneira emocionada, fez uma retrospectiva de sua trajetória na vida pública e agradeceu por todos os anos de trabalho dentro da Corte de Contas paulista. 

“Eu quero agradecer aos funcionários da casa, em especial ao Dr. Sérgio Ciquera Rossi, que norteou os meus passos aqui dentro do Tribunal e acho um exemplo vivo de servidor público. Quero agradecer a todos que sempre me trataram com muita fidalguia. Não poderia deixar de agradecer aos funcionários do meu gabinete e aos Conselheiros”, destacou Robson Marinho. 

“O Tribunal sempre o acompanhou, sempre esteve ao seu lado, e você, ao lado do Tribunal. Tenho uma imensa satisfação de me declarar seu amigo e de ter a oportunidade de estar na presidência da casa, assim como estava no primeiro, no último dia em que você desempenha as suas elevadas funções. Eu me despeço do Conselheiro Robson Marinho, mas jamais do amigo Robson Marinho”, disse o Conselheiro Renato Martins Costa.

“O Conselheiro Robson é aquele irrequieto que ajuda a encontrar soluções, superar problemas e ele fez isso. Foi presidente do Tribunal, deixa uma passagem marcante e nós podemos pedir ao Conselheiro Robson Marinho para que ele continue assim, não esqueça de nós aqui do Tribunal, nós não vamos nos esquecer dele, não é fácil se esquecer dele”, ressaltou o Presidente eleito para o próximo ano, Conselheiro Roque Citadini.

“Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o Conselheiro Robson Marinho pela trajetória e ter compartilhado conosco neste momento essa trajetória novamente. Desejo muita saúde, muita tranquilidade e felicidade junto à família”, desejou a nova Vice-Presidente da Corte, Cristiana de Castro Moraes.

“Entrar bem no lugar, todos entram. Todo mundo te respeita, abre portas, mas você, Robson, está saindo muito bem do Tribunal. Você sai nesse momento deixando muitos amigos aqui e sai realmente grande, um homem público que cumpriu e construiu a sua trajetória no Tribunal”, acrescentou o novo Corregedor da Corte, Conselheiro Dimas Ramalho.

“Todo experiente líder sabe escolher a sua equipe. Queria destacar que desde que eu cheguei no Tribunal, você tem uma das melhores equipes de Gabinete. Desejo que você seja feliz, tenha saúde para nesta fase da vida deixar mais um legado em benefício de todos nós”, elogiou Sidney Beraldo.

“Sem dúvida, meu amigo Conselheiro Robson Marinho, a sua vida vale a pena ser contada, compartilhada, explicitada a todos os seus familiares, a todos os seus conterrâneos de São José dos Campos, a toda vida pública do Estado de São Paulo. Parabéns pela história da sua vida”, completou o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli.

. Currículo

Natural de Belo Horizonte, Robson Marinho é formado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba. Presidente do TCESP em 2000 e 2006, foi Vereador em 1968, com apenas 18 anos de idade. Permaneceu na Câmara Municipal até 1974, quando foi eleito Deputado Estadual por duas legislaturas (1974 a 1982). 

Foi líder da bancada do MDB na Assembleia Legislativa de São Paulo (1977/1978) e Presidente da Alesp (1979-1981). Foi Prefeito de São José dos Campos (1982-1986) e Deputado Federal Constituinte (1987-1991). Em 1995, assumiu a Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado e, em 1997, ingressou como Conselheiro no Tribunal.