12/09/2022 – SÃO PAULO – Com o objetivo de garantir a segurança, a transparência do processo eleitoral brasileiro e a confiabilidade das urnas eletrônicas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participará da auditoria do sistema de votação promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) nas eleições de 2022.

O procedimento, que será realizado junto a outras instituições e entidades – como Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Federal, Controladoria Regional da União, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil e representantes de partidos políticos – visa, sobretudo, comprovar que os votos digitados nas urnas eletrônicas são os mesmos contabilizados na apuração.

Ao todo, 43 urnas de todo o Estado de São Paulo, escolhidas por mais de 60 entidades da sociedade civil, passarão pelo teste de autenticidade – realizado em 2 de outubro, data das eleições – e pelo teste de integridade, na véspera do pleito. O número de urnas auditadas representa um incremento em relação a 2020, quando 10 urnas passaram por esses procedimentos.

"A Justiça Eleitoral é a engrenagem institucional que garante o respeito à vontade do eleitor. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo dá um exemplo para o Brasil ao reunir representantes de diferentes setores nessa auditoria, que demonstra unidade e confiança no resultado do pleito através das urnas eletrônicas. E o Tribunal de Contas do Estado, ao participar, contribui com a estabilidade do processo de escolha dos nossos representantes", afirma o Conselheiro-Presidente, Dimas Ramalho.

. Audiência pública

Na sexta-feira (9/9), o Diretor de Supervisão da Fiscalização (DSF-2), Alexandre Carsola, e o Diretor de Coordenação Estratégica (DCE), Carlos Leonardo Michelutti Ciloni, representaram a Corte de Contas paulista em uma audiência pública, no TRE-SP, na Capital, com representantes de entidades fiscalizadoras e da sociedade civil para uma exposição sobre como serão os procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas.

Durante a reunião, que contou com a participação do Presidente do TRE-SP, Desembargador Paulo Galizia, foi esclarecido como será realizado o Teste de Integridade e também apresentadas orientações sobre as outras auditorias do sistema eletrônico de votação, como o Teste Público de Segurança e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.