25/11/2024 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participou do XXVII Congreso Nacional del Instituto de Estudos Técnicos e Investigação (IETel), entre os dias 20 e 22 de novembro, realizado em Santiago del Estero, na Argentina, - oportunidade para compartilhamento de conhecimentos entre representantes dos Órgãos de Controle Externo da América do Sul, especialmente Brasil e Argentina.

O Congresso promoveu por meio de reuniões e palestras, dentre os principais objetivos, um intercâmbio de experiências de sucesso em fiscalizações e investigações nas diversas áreas da administração pública.

No apoio à realização do evento, o Instituto Rui Barbosa (IRB) - por meio do Acordo de Cooperação Técnica estabelecido com o IETel e a Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) - apresentou as iniciativas que estão em andamento nas áreas estratégicas abordadas pelo Acordo: Meio Ambiente, Inovação Tecnológica e Controle Social.

Na área de tecnologia, coordenada pelo Presidente do Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Tribunais de Contas e Conselheiro do TCESP, Marco Aurélio Bertaiolli, o balanço foi apresentado pelo Coordenador do Comitê e Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Corte paulista, Fabio Correa Xavier.

Na oportunidade, de maneira virtual, Fabio Xavier apresentou dentre outras questões, dados de uma análise sobre a implementação da Inteligência Artificial (IA) nas Cortes de Contas de todo o Brasil, destacando que 60% dos Tribunais de Contas do Brasil já utilizam mecanismos de IA nas atividades de controle externo.

O Diretor do DTI também ressaltou a importância do encontro internacional para a troca de ideias e soluções, assim como o investimento das Cortes brasileiras na capacitação dos servidores para o desenvolvimento e o uso das tecnologias.
 
“A implementação da Inteligência Artificial nas atividades de controle externo tem transformado os Tribunais de Contas brasileiros, promovendo maior eficiência e transparência. Este Congresso foi uma oportunidade única para fortalecer a integração entre nossos países e compartilhar experiências que aprimorem a gestão pública na América do Sul," finalizou.