TCESP disponibiliza curso autoinstrucional sobre Inovação Humanizada


25/07/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), informa que já está disponível na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), o curso ‘Inovação Humanizada’.

Criado com o objetivo de reforçar a ideia de que toda inovação verdadeira nasce da criatividade humana, a capacitação autoinstrucional é voltada a servidores públicos do TCESP e de outras instituições, assim como para acesso livre ao público externo, com uma carga horária de 12 horas.

O cronograma do curso é dividido em seis módulos com temas como: desconstrução de mitos sobre inovação; neurociência da criatividade; soft skills e empatia; disrupção colaborativa; tecnologia com sentido; e ferramentas práticas para gerar ideias e transformar contextos. 

Além de provocar reflexão sobre como inovar com mais empatia, escuta ativa, colaboração e propósito, o curso, criado pelo Auditor de Controle Externo do TCESP (EPCP), Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa de Portugal, Alessandro César Finardi, leva os participantes a pensarem diferente, a errar com mais leveza, a buscar soluções originais e colocar o ser humano no centro de suas decisões.

A jornada traz dinâmicas criativas, metáforas provocadoras e uma linguagem acessível, com o compromisso de entregar valor real à sociedade.

Para participar do curso, basta se inscrever no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da EPCP por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/inove .