TCESP homenageará prefeituras em celebração de uma década do IEG-M

08/10/2025 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo vai homenagear Prefeituras com bons desempenhos no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) de 2025 durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos do indicador, na próxima segunda-feira, dia 13 de outubro. Executivos responsáveis por boas práticas também serão reconhecidos no evento, que tem presença confirmada do Governador Tarcísio de Freitas.
“O IEG-M já se tornou um marco na gestão pública municipal brasileira. Com ele, controle externo, gestores e sociedade trabalham juntos para a melhoria do serviço público. Nessa oportunidade, iremos destacar as prefeituras que mais se empenharam para a efetiva aplicação dos recursos públicos”, afirmou Cristiana de Castro Moraes, Presidente da Corte.
“Queremos mostrar que essa ferramenta não foi criada para perseguir gestores, mas, sim, auxiliá-los na busca pela excelência nos serviços prestados aos cidadãos. Assim, estamos usando todos os dados coletados para identificar boas práticas e homenagear aqueles que estão se esforçando para obter resultados cada vez melhores, o que só beneficia a população”, declarou Sidney Beraldo, Coordenador do IEG-M.
Além de desempenhos satisfatórios tanto no indicador geral quando nos índices setoriais em 2025, os municípios selecionados também não podem ter recebido pareceres prévios desfavoráveis na análise de suas contas anuais recentes. Já os projetos escolhidos foram analisados pelo Núcleo de Boas Práticas do TCESP, composto por servidores da Casa. Detalhes de cada uma dessas iniciativas serão incluídos em um novo painel, a ser lançado durante a cerimônia.
Com transmissão simultânea pelo canal da Corte no Youtube (@tcespoficial), o evento acontece na sede do Tribunal, na capital paulista, às 10h.
. Histórico
Criado em 2015, o IEG-M avalia as gestões municipais nas sete principais áreas da administração pública: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, segurança nas cidades (Defesa Civil) e tecnologia da informação.
O indicador foi reconhecido em 2018 pelo Prêmio Innovare, o principal da área jurídica brasileira, ao ficar entre os dois finalistas na categoria ‘Tribunais’, que reuniu 89 projetos inscritos por Cortes de todo o país.