TCESP homenageia membros e servidores com Colar do Centenário e Medalha de Serviços Meritórios


29/10/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu na quarta-feira (29/10), às 9h00, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, cerimônia de outorga do Colar do Centenário e das Medalhas de Serviços Meritórios – Categoria Ouro.

A solenidade teve como propósito reconhecer e celebrar o trabalho, a dedicação e a colaboração de pessoas que contribuíram para o fortalecimento e o aprimoramento das atividades na Corte de Contas paulista.

. Centenário

A cerimônia iniciou com a entrega dos colares do Centenário, condecoração concedida, por indicação do Colegiado, a pessoas que, ao longo do tempo, colaboraram diretamente para o aprimoramento das atividades do TCE. 

A honraria foi entregue pela Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, em conjunto com o Coordenador do Corpo de Conselheiros Substituto-Auditores, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, aos Conselheiros Substituto-Auditores, Antonio Carlos dos Santos, Josué Romero, Márcio Martins de Camargo e Valdenir Antonio Polizeli.

Na sequência, a Conselheira-Presidente e a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, entregaram os colares aos Procuradores de Contas, João Paulo Giordano Fontes, José Mendes Neto, Rafael Antonio Baldo e Renata Constante Cestari.

A cerimônia, ainda, homenageou o servidor Marco Francisco da Silva Paes, ex-Diretor da Unidade Regional de Campinas (UR-3), que recebeu das mãos da Presidente do TCESP e do Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, o Colar do Centenário pelos serviços prestados ao longo dos anos à Corte de Contas paulista.

Criado pela Resolução nº 13/2023, o Colar do Centenário foi instituído em face do transcurso dos 100 anos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A Condecoração homenageia o Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís Pereira de Sousa, que, por meio da Lei nº 1.961, de 29 de dezembro de 1923, organizou o Tribunal de Contas e nomeou os primeiros cinco Ministros do órgão

Além do Colar e Medalhão, o conjunto da homenagem compõe miniatura, roseta e diploma assinado pela Presidente do TCESP, com registro em livro próprio.

. Mérito

A segunda parte da solenidade realizada na sede do TCESP contou com a Outorga das Medalhas de Serviços Meritórios – Categoria Ouro – a servidores dos Gabinetes dos Conselheiros do TCE, do Gabinete da Presidência e do Gabinete Técnico da Presidência; do Corpo de Conselheiros Substituto-Auditores; do Ministério Público de Contas (MPC); da Secretaria-Diretoria Geral (SDG), do Departamento Geral da Administração (DGA); e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).

Implementada pela Resolução nº 07/2004, a Medalha de Serviços Meritórios foi criada em face das comemorações dos 80 anos do Tribunal de Contas. A condecoração é concedida, por indicação da Presidência da Casa e Conselheiros, aos funcionários e pessoas da sociedade que contribuíram com zelo e comprometimento no aprimoramento constante do TCE paulista.

Além da medalha, compõe a homenagem miniatura, roseta, barreta e diploma assinado pela Presidente do TCESP, com registro em livro próprio.

"Essa é uma ocasião especial. Reconhecer e celebrar o trabalho, a dedicação e a colaboração dos servidores que, com competência e compromisso, contribuem com o fortalecimento do controle externo. Ontem, 28 de outubro, foi o Dia do Servidor Público, em que se homenageia os profissionais que são fundamentais e essenciais ao funcionamento da Administração Pública na prestação de serviços relevantes à sociedade como um todo. De forma, oportuna e propícia, hoje realizamos essa solenidade", destacou a Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes. "Tenho que parabenizar a cada homenageado no dia de hoje. Vocês, realmente, fazem o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo cada vez mais forte. Agradeço a cada um pela dedicação dos seus serviços", completou a Presidente.

"Tenham todos o sentimento de que são efetivamente especiais para merecerem este Colar do Centenário. Como nós que o instituímos e o recebemos, em primeiro lugar, às vésperas daquela solenidade dos 100 anos, em 6 de maio de 2024, temos, em nós, o orgulho de portar com essa condecoração. Igualmente, todos que receberam a Medalha dos Serviços Meritórios nesta manhã. Ela representa, sem nenhuma dúvida, um reconhecimento da alta administração do Tribunal pelo trabalho empenhado, competente, responsável, honesto, dignificante que cada um dos servidores do TCESP exerce no dia a dia. As instituições são abstrações. Em verdade, somos as pessoas que efetivamente a fazemos e elas serão tão grandes quanto nós nos empenharmos para que, assim, elas sejam reconhecidas. Todos aqueles que receberam hoje essa medalha, sintam-se como representantes daqueles que poderiam tê-la recebido igualmente e que são aqui representados. Cada um de vocês não é dignificado por essa honraria, mas, certamente, a dignificam e a engrandecem", discursou o Conselheiro Decano do TCESP, Renato Martins Costa, que, na oportunidade, representou os Conselheiros da Corte de Contas paulista.

 

Acesse a galeria de fotos