No TCESP, jornalista e cartunista profere palestra sobre Consciência Negra
18/11/2024 – SÃO PAULO – Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, hoje (18/11), seminário com o tema ‘Consciência Negra: Duas Décadas de Ações Afirmativas no Brasil’.
Realizado das 15h00 às 16h30 no Auditório Nobre do TCE, com transmissão em tempo real pelo YouTube, o evento contou com palestra do jornalista, cartunista e ativista dos Direitos Humanos, Maurício Pestana.
Integraram a mesa de trabalhos o Presidente do TCESP, Conselheiro Renato Martins Costa; a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Letícia Formoso Delsin Matuck Feres; e o Coordenador de Política para População Negra da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, Robson Silva Ferreira.
Em sua exposição, o palestrante resgatou algumas datas e acontecimentos históricos e políticos que marcaram o país, desde o processo de escravização implantado na época colonial, passando pelas discussões ideológicas e culturais, até culminar com a discussão de leis e políticas inclusivas por que passa a pauta racial.
“Hoje, percebemos uma mudança muito grande significativa da questão racial. Hoje a abordagem é muito diferente daqueles jovens lá, nos anos 80, que lutavam para que se discutisse Zumbi dos Palmares nas escolas”, argumentou.
“A gente nem sonhava que um dia poderia ter uma mobilização tão grande na sociedade e ter tantos avanços. Hoje a pauta racial é uma pauta do dia a dia. Há ainda muito a ser feito, mas quando a gente faz um retrospecto, acho que avançamos bastante. Se Deus quiser, daqui 10 ou 20 anos, teremos um país mais justo e mais igual”, completou Maurício Pestana.
Ao final dos debates, os participantes acompanharam uma apresentação do grupo musical ‘Quarteto TOPRE’, vencedor de concurso promovido pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) ‘Tom Jobim’, por meio do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC).