webdoor-arns_0.png

15/12/16 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, em nome dos membros do colegiado, manifestou pesar com a morte, na quarta-feira (14/12), do Arcebispo Emérito de São Paulo, Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

“Esta Casa e o país reconhecem em Dom Paulo os valores da humanidade e solidariedade, que sempre marcaram sua história. Que a coragem e a abnegação que teve esse brasileiro em momentos tão desafiadores sejam fonte de inspiração para todos nós”, considerou o Presidente em nota de pesar.

. Histórico

Frade franciscano e cardeal brasileiro, Paulo Evaristo Arns foi o quinto arcebispo de São Paulo, tendo sido o terceiro prelado dessa Arquidiocese a receber o título de cardeal. Era arcebispo-emérito de São Paulo e protopresbítero do Colégio Cardinalício.

Em sua trajetória ficou conhecido pela sua luta a favor da liberdade, dos oprimidos, dos trabalhadores, dos presos, da cidadania e como guardião dos direitos humanos.

Em 2 de maio de 1966 foi eleito Bispo da Sé Titular de Respecta e auxiliar de São Paulo, aos 44 anos. Recebeu a ordenação episcopal em 3 de julho de 1966, na igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus em Forquilhinha.

Em 22 de outubro de 1970, o Papa Paulo VI o nomeou arcebispo metropolitano de São Paulo, função que exerceu até 15 de abril de 1998, quando renunciou, por limite de idade, detendo o título de Arcebispo-emérito de São Paulo.

NOTA DE PESAR

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lamenta a morte de Dom Paulo Evaristo Arns. Esta Casa e o país reconhecem em Dom Paulo os valores da humanidade e solidariedade, que sempre marcaram sua história. Que a coragem e a abnegação que teve esse brasileiro em momentos tão desafiadores sejam fonte de inspiração para todos nós.

Dimas Eduardo Ramalho

Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo