TCESP reforça compromisso no enfrentamento à violência contra a mulher durante os 21 Dias de Ativismo

15/12/2025 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) apresentou um programa especial, conduzido pela jornalista Karyn Bravo, para marcar o encerramento da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres. Gravado no Auditório Nobre do Tribunal, o programa trouxe uma conversa com Ana Amélia Caldas Saad de Oliveira, ouvidora do TCESP e responsável pela Ouvidoria das Mulheres. O vídeo pode ser conferido no canal do TCESP, no YouTube, neste link: https://youtu.be/HY7mqo7KWW4.
A produção destacou a gravidade da violência contra mulheres e meninas no Brasil, sobretudo contra mulheres negras, que representam 63,6% das vítimas de feminicídio, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025. No país, a mobilização se estende de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, pontuando a relação entre igualdade de gênero, raça e direitos humanos.
O tema central da campanha em 2025 foi a violência digital, definida pela ONU Mulheres como uma das formas mais preocupantes de agressão contemporânea.
Ao longo dos 21 dias, o TCESP promoveu ações de conscientização como a instalação de bancos vermelhos itinerantes, produção de conteúdos informativos em forma de podcasts, iluminação de prédios na cor laranja e a mobilização de homens pelo fim da violência. Outro destaque foi o ato do Laço Branco, símbolo do compromisso masculino de não praticar, não tolerar e não silenciar diante da violência contra as mulheres.
Na avaliação da ouvidora, o Tribunal cumpre o papel de inspirar gestores públicos a adotarem políticas de prevenção, proteção e acolhimento às vítimas. Para além dos números, a campanha reforça que salvar vidas, garantir dignidade e assegurar que os direitos das mulheres sejam respeitados como direitos humanos é o principal objetivo da mobilização.
