webdoor-sgesp.png

03/08/2015 – RIBEIRÃO PRETO – A Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheira Cristiana de Castro Moraes, acompanhada pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciqueira Rossi, participou do 4º Seminário de Gestão Pública Fazendária, ocorrido nos dias 29 e 30 de julho, no teatro do Centro Universitário Uniseb, em Ribeirão Preto.

O evento, que também sediou o 10º Encontro Estadual de Secretários de Finanças/ Fazenda, foi voltado para profissionais públicos ligados às áreas de finanças, auditoria fiscal, controladoria e contabilidade, orçamento, tributação e financiamento para modernização dos municípios. Segundo a organização do evento houve a participação de mais de 930 inscritos de 150 (cento e cinquenta) cidades.

Na quinta-feira (30), segundo dia de atividades do seminário, a Presidente Cristiana de Castro Moraes proferiu palestra magna onde discorreu sobre as atuação e ações fiscalizatórias da Corte de Contas junto aos jurisdicionados e destacou a importância de atividades de orientação aos municípios.

“Neste momento de crise, quando existem poucos recursos, é necessário usar com eficiência. O controle interno nas administrações municipais é importantíssimo. Nós, como controladores externos, estamos trabalhando para modernização dos sistemas de controle para facilitar e agilizar os serviços,” explicou Cristiana.

Após a exposição da Presidente, o Secretário-Diretor Sérgio Ciquera Rossi apresentou palestra onde reiterou o papel do Tribunal em fazer cumprir as obrigações normativas. “É necessário desmistificar a afirmação de que o Tribunal é um órgão para punir. Quando as normas estão em ordem não existe punição. Estamos abertos para atender, orientar e corrigir quando necessário”, conclui Rossi.

A mesa de trabalhos foi coordenada pelo Secretário Municipal da Fazenda de Ribeirão Preto, Francisco Sérgio Nalini e contou com a presença do Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara; do Vereador André Luís da Silva, representando os parlamentares da cidade e região; do Vice-Presidente de Administração Financeira do Conselho Regional de Contabilidade, Gildo Freire de Araújo; do Professor Claudio Paiva, em nome da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e dos consultores do Sebrae, Roberto Serafim de Souza e Iroá Arantes.