08/05/2024 – SÃO PAULO – Os integrantes do Colegiado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, às 13h00, foram condecorados, ontem (7/5), pelo Governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas, com a outorga da Medalha Bandeirante e da Ordem do Ipiranga.

Na oportunidade, os integrantes da Mesa Diretora – Presidente Renato Martins Costa, Vice-Presidente Roque Citadini e a Corregedora Cristiana de Castro Moraes – os Conselheiros Robson Marinho e Marco Aurélio Bertaiolli, e a Procuradora Geral do Ministério Público de Contas, Letícia Delsin Matuck Feres, foram agraciados com a honraria da Ordem do Ipiranga. 

Os Conselheiros Dimas Ramalho e Sidney Beraldo, que outrora já foram agraciados com a Ordem do Ipiranga, foram condecorados com Medalha dos Bandeirantes – comenda destinada ao reconhecimento de pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras, por seus méritos e pelos serviços dignos prestados ao Estado de São Paulo.

Instituída pelo Decreto n.º 52.064, de 20 de junho de 1969, a Ordem do Ipiranga é a mais alta honraria concedida pelo Estado de São Paulo, sendo reservada aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram serviços notórios aos paulistas. A Ordem do Ipiranga foi instituída pelo decreto n.º 52.064, de 20 de junho de 1969 e regulamentada pelo Decreto n.º 52.078, de 24 de junho de 1969, ambos editados pelo Governador Roberto Costa de Abreu Sodré.

Já a Medalha dos Bandeirantes, instituída pelo artigo 1.º do Decreto n.º 16.298, de 3 de dezembro de 1980, destina-se a premiar as pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras, por seus méritos e pelos serviços dignos de especial destaque, prestados ao Estado de São Paulo e a seu povo, que revelem a estes, acendrada amizade.

A cerimônia, parte das comemorações do Centenário TCESP, contou com a presença de integrantes do Ministério Público de Contas, Auditores Substitutos de Conselheiros, e membros e representantes de Tribunais de Contas do Brasil.