12/08/2023 – SÃO PAULO – Em uma noite de celebração às artes, a Academia Araraquarense de Letras deu posse, no sábado (10/8), ao Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A cerimônia reuniu artistas, autoridades e representantes da comunidade regional no Teatro Municipal de Araraquara.

Dimas Ramalho assumiu a cadeira 24, que tem como patrono o poeta José Roberto Telarolli (1948-1981). Também foram empossadas na mesma noite a cientista social Alessandra Laurindo e a escritora e cantora Ida Maris Sávio Scarafiz.

O evento contou com a banda ‘Soul da Ilha’, que apresentou pela primeira vez a música ‘Mimimi’, cuja letra é um poema de cunho antirracista de autoria do Presidente da Academia Araraquarense de Letras, Fernando Passos.

Além de pílulas poéticas produzidas pelos membros da ALL e interpretadas por artistas locais, o público pode assistir ao coral ‘Afro Soul Jazz’, de São Carlos, e ao concerto da Orquestra Filarmônica da Universidade de São Paulo (USP).

A posse de Dimas Ramalho foi marcada pela encenação de um trecho de seu texto "O Vaivém da Fome" e fez ainda referência ao seu pai, o advogado Horácio Ramalho, que introduziu o filho no mundo da literatura.

O discurso do novo integrante da ALL recordou momentos marcantes, como shows de grandes artistas e livros que o influenciaram, para concluir que “a arte existe porque a vida não basta”, citando o poeta Ferreira Gullar (1930-2016).

Por fim, fez uma analogia da vida com o ato de plantar, desejando ser semente nos âmbitos da política e da cultura. A fala foi definida pelo Prefeito de Araraquara, Edinho Silva, como 'antológica'.

Fundada em abril de 2009, a Academia Araraquarense de Letras ‘Lux et Sapientia: Luz e Sabedoria’ congrega 40 acadêmicos e tem como objetivo valorizar a língua e a literatura nacionais, bem como promover e estimular a produção literária e sociocultural.

. Trajetória

Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), Dimas Ramalho foi presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto. Em 1980, ingressou na carreira de Promotor de Justiça, e, em 1994, tornou-se tornou Procurador de Justiça.

Exerceu seis mandatos parlamentares, primeiro como Deputado Estadual (1992-2002) e, em sequência, como Deputado Federal (2003-2012). Foi Secretário de Estado da Habitação na gestão do Governador Mário Covas e Secretário Municipal de Serviços da capital, na gestão do Prefeito Gilberto Kassab.

Em agosto de 2012, tomou posse como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, onde exerceu a Presidência da instituição nos exercícios de 2016 e 2022. Desde 2017, integra, como convidado, a grade de comentaristas da bancada do Jornal da Cultura, na TV Cultura.

No âmbito acadêmico, é coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Direito da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e professor licenciado do curso de direito do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Autor de dezenas de artigos, Dimas Ramalho publicou e coordenou os livros “Linha do Tempo” (2015), “Direito, Políticas Públicas e Controle Externo” (2022); “Governança corporativa, gestão de riscos e compliance: temas contemporâneos” (2023) e “Tribunais de Contas e políticas públicas: temas atuais” (2023).

Acesse a galeria de fotos