ECP capacita gestores para funcionalidades do Sistema Audesp
14/06/13 – ARAÇATUBA – A Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoverá, em Araçatuba, no dia 20 de junho, das 9h00 às 13h00, o curso ‘Funcionalidades do Sistema Audesp’, que tem como objetivo capacitar gestores públicos, responsáveis pelo controle interno para atuar na elaboração de prestação de contas com base no sistema de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos.
Os cursos, ministrados por técnicos do TCE que fazem parte da equipe Audesp, abordará, dentre outros tópicos, navegação na página institucional, acesso aos comunicados, documentações disponíveis, o sistema de coleta de dados, divulgação do calendário de obrigações, processamento do recibo, resultado das análises, exibição de peças de planejamento, além de elucidar perguntas e respostas mais frequentes.
Implantado desde janeiro de 2008 pelo TCESP, o sistema de prestação de contas dos municípios paulistas na Internet, batizado de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (AUDESP), tornou mais fácil detectar irregularidades em transações feitas por prefeitura e facilitou a principal atividade-fim do órgão, que é a fiscalização das contas públicas.
Uma das vantagens do sistema, que surgiu a partir de exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, é a possibilidade de acompanhamento em tempo real, e através de relatórios, dos indicadores sociais e financeiros dos programas governamentais. Com o sistema a eficiência da auditoria foi aprimorada, ganhando em tempo, dinheiro e qualidade do trabalho. Com a chegada da AUDESP, passaram a ser acompanhados todo mês pelo TCESP.
O curso, que disponibilizará 140 vagas, acontecerá no dia 20 de junho, na Câmara Municipal de Araçatuba, localizada na Praça 9 de julho, 26, no centro. Mais informações podem ser obtidas por meio do formulário eletrônico Fale Conosco ou pelo telefone (11) 3292-3360.