18/10/13 – BÁLSAMO – Ao completar a realização de 35 (trinta e cinco) encontros com os gestores municipais em 2013, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Conselheiro Antonio Roque Citadini, acompanhado de técnicos e diretores do TCE, participou, às 10h00, do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais que reuniu 250 participantes em Bálsamo, na região de São José do Rio Preto.
 
Dentre os agentes municipais que compareceram ao evento, assinaram a lista de presença 11 (onze) Prefeitos, 7 (sete) Presidentes de Câmara, e mais de 20 (vinte) Vereadores representando os 27 municípios convidados e que fazem parte da jurisdição da Unidade Regional do TCE de São José do Rio Preto (UR-08).
 
A equipe do Tribunal de Contas foi recebida pela Prefeita Cátia Lorijola Melato e pelo Presidente da Câmara, Jesus Soler Rodrigues. As lideranças agradeceram pela escolha da cidade para a realização do evento e enalteceram o trabalho pedagógico que a Corte de Contas vem realizando junto aos gestores.
 
Participaram da mesa diretora dos trabalhos, juntamente com o Presidente e autoridades locais, o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; os Diretores de Supervisão da Fiscalização, Antonio Bento de Melo e Alexandre Carsola; e o Diretor da UR-8/São José do Rio, Preto Renato Sellitto.
 
Em sua fala, o Presidente Roque Citadini disse aos agentes que o Tribunal estava em Bálsamo para ‘ouvir dúvidas administrativas e esclarecê-las, através da equipe técnica presente, bem como para orientá-los sobre pontos polêmicos da legislação’, lembrando que sempre, e cada vez mais, o dinheiro público precisa ser bem aplicado. Citadini observou que o encontro foi o 35º deste ano e que, até o fim de novembro, a comitiva do TCE terá visitado 40 (quarenta) municípios, percorrendo todas as regiões do Estado.
 
O Secretário-Diretor Geral Sérgio Ciquera Rossi, um dos palestrantes do evento, falou sobre dívida ativa, precatórios, controle interno, remanejamentos orçamentários e sobre a questão da remuneração dos Vereadores. Outros técnicos abordaram temas ligados às áreas da Saúde, Ensino, Previdência, Terceiro Setor, Transparência, e também sobre legislações pertinentes, como a Lei de Acesso à Informação, Saneamento e Gestão dos Resíduos Sólidos.