18/07/2024 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, na quinta-feira (18/7), das 9h às 16h, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, o Congresso ‘Desafios do Equilíbrio Financeiro e Atuarial nos RPPSs’.

Transmitido ao vivo, com mais de 2.000 visualizações pela internet e acima de 300 usuários simultâneos, o encontro foi direcionado aos servidores dos Tribunais de Contas do país e servidores que atuam com os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) e Controle Internos.

Dentre outros temas, o evento debateu as fontes alternativas de financiamento dos RPPSs, os fundos de investimento imobiliário e Fiscalização atuarial pelos Tribunais de Contas.

Presente na abertura da capacitação, o Conselheiro-Presidente, Renato Martins Costa, destacou a importância do Congresso - realizado de forma conjunta do TCESP com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

“Todos temos a justíssima expectativa de, por conta da contribuição de toda uma vida, que cheguemos no final da nossa jornada com a segurança de uma aposentadoria tranquila e honrada pelos órgãos previdenciários”, ressaltou o Conselheiro.

“Dentro desse contexto, nada mais importante do que nos aprofundarmos nesta matéria, nos estudos a ela referentes e nos tornarmos, como Tribunais de Contas, um veículo permanente de aperfeiçoamento desse sistema”, completou o Presidente da Corte.

Também compuseram a mesa de abertura, pela manhã, o Auditor-Substituto de Conselheiro do TCESP, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis – responsável pela coordenação das atividades do encontro -, a Procuradora Geral de Contas, Letícia Formoso Delsin Matuck Feres, o Presidente da Atricon e Conselheiro-Corregedor do TCE de Rondônia, Edilson de Sousa Silva, o Sub-Secretário do RPPS do Ministério da Previdência Social, Alex Alberts Rodrigues, o Presidente do TCE de Roraima, Conselheiro Célio Rodrigues Wanderley, e a Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Amanda Santos.

As atividades prosseguiram, no período da tarde, com as palestras do Diretor do Colegiado da CVM, Daniel Maeda Bernardo, e do Auditor de Controle Externo do TCE do Rio Grande do Sul, Gustavo Carrozzino, sob a mediação do Auditor-Substituto de Conselheiro da Corte paulista, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis.

Para aqueles que assistiram o encontro, já está disponível um formulário de avaliação no AVA de preenchimento obrigatório, até as 23h do dia do evento, para a liberação do certificado de participação.

A íntegra do Congresso pode ser acessada no canal oficial da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube.

Acesse a íntegra (manhã)

Acesse a íntegra (tarde)