18/10/13 – MIRA ESTRELA – Cerca de 150 pessoas, dentre eles 11 (onze) Prefeitos e 8 (oito) Presidentes de Câmaras e representantes de 22 (vinte e dois) municípios da região de Fernandópolis, noroeste do Estado, compareceram à Câmara Municipal de Mira Estrela para participar, às 14h00, do 34º encontro  do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. A abertura do evento contou com a presença do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Antonio Roque Citadini.

Recepcionada pelo Prefeito de Mira Estrela, Antonio Carlos ‘Macarrão’ do Prado, e pelo Presidente da Câmara Municipal, José Orcélio ‘Celim’ Botelho Borges, a comitiva do TCE foi integrada pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; pelo Diretor de Departamento de Fiscalização (DSF-I), Antonio Bento de Mello; pelo Diretor do Departamento de Fiscalização ( DFS-II), Alexandre Carsola ; pelo Diretor Geral de Administração, Carlos Magno; e pelo Diretor da Unidade Regional de Fernandópolis (UR- 11), Paulo César da Silva Neves.

Na abertura do evento, ocorrido na Câmara Municipal de Mira Estrela, o Presidente do Legislativo, Vereador Celim, saudou o Presidente Roque Citadini e enalteceu a iniciativa do TCE em realizar uma edição do Ciclo de Debates no município. “Encontramos um parceiro no Tribunal que nos orienta”, destacou.  O Prefeito de Mira Estrela, por sua vez, agradeceu a presença no evento e desejou sucesso e produtividade aos trabalhos. "Esta é uma tarde onde todos vão aprender um pouco mais para, a cada dia, fazermos o que é mais certo", disse o Prefeito.

Em sua fala, o Presidente do TCE, Conselheiro Roque Citadini, destacou a importância do evento em sanar as duvidas e prestar orientações aos gestores, sobretudo, em relação às Leis de Responsabilidade Fiscal, Lei de Licitações, Lei da Mobilidade Urbana, Lei dos Resíduos Sólidos, dentre outras. “Queremos discutir todos os problemas e dificuldades que podem surgir na Administração Pública. Nosso objetivo é clarear os entendimentos sobre a jurisprudência do TCE e, principalmente sobre as legislações recentes que entraram em vigor", acentuou.

Durante o Ciclo de Debates em Mira Estrela, a equipe de técnicos do TCE, sob a supervisão do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Rossi, discorreu sobre temas importantes para uma boa gestão, principalmente no tocante à questão dos precatórios, Dívida Ativa, Controle Interno, planejamento orçamentário, e orientações da Corte de Contas paulista. "Estamos aqui para orientar os gestores de forma a diminuir o risco de uma rejeição de contas", disse Rossi.

Participaram do Ciclo de Debates representantes dos municípios de Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Dolcinópolis, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Guarani D’Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Parisi, Pedranópolis, Pontes Gestal, Riolândia, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Turmalina, Valentim Gentil, Vitória Brasil e Votuporanga.

Realizado anualmente pela Corte de Contas paulista, o evento percorrerá, durante todo o ano de 2013, todas as 20 (vinte) regiões administrativas jurisdicionadas e tem como objetivo debater e orientar sobre as boas práticas da administração e prestação de contas por parte dos gestores, bem como estreitar os laços e trocar informações e experiências com os municípios e entes jurisdicionados.