12/09/2024 – SÃO PAULO – O que é Comunicação Não Violenta? Como a comunicação pode colaborar para o aprimoramento dos relacionamentos no ambiente corporativo? Como utilizar palavras, entonação e gestos para melhorar a relação interpessoal?

Preocupado com o tema, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, hoje (12/9), das 10h00 às 12h00, palestra com o tema ‘Introdução à Comunicação Não-Violenta (CNV)’, proferida pela Educadora Marina de Martino, formada em Letras e Pedagogia, com especialização e Arteterapia Junguiana e em Pedagogia Social.

A palestra, realizada no Auditório Nobre do TCE, na Capital, com transmissão em tempo real pelo YouTube, abordou o uso da CNV no aprimoramento dos relacionamentos intrapessoais, interpessoais e sistêmicos, no ambiente corporativo e na vida pessoal.

“O tema é importante para podermos gerenciar melhor as nossas emoções e o processo de autoconhecimento. Isto é importante para também entendermos como se relacionar melhor com as pessoas, por meio de uma comunicação mais cuidadosa e assertiva”, afirmou Marina de Martino.

Participaram da mesa de trabalhos o Presidente do TCE, Conselheiro Renato Martins; a Conselheira-Corregedora, Cristiana de Castro Moraes; a Diretora da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS), Fernanda Borges Keid; e a Ouvidora da Mulher do TCESP, Mariana Freitas de Carvalho Florio Rosa.

Na abertura do evento, o Presidente do TCE destacou a importância do tema. “Todos temos uma percepção de quando vemos outras pessoas vitimadas por uma comunicação violenta. Essa violência se manifesta de várias maneiras: palavras, uma entonação, um gestual ou ainda na utilização de determinadas expressões. Esse conteúdo representa um momento de reflexão para todos”, declarou.

Mediadora do debate, a Corregedora do TCE, Cristiana de Castro Moraes, destacou a relevância da palestra para a colaboração de um ambiente de trabalho saudável no âmbito da Corte de Coas.
“A Corregedoria do TCE, hoje em dia, é muito mais do que punir. Devemos prevenir. Para tanto, a forma de uma comunicação não-violenta e colaborativa evita atritos, colabora com o bem-estar dos servidores e propicia um ambiente de trabalho mais agradável”, destacou.

A íntegra da palestra, que contou com mais de 1.300 visualizações pelo YouTube, está disponível por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/qgxlbp.

Assista à íntegra da palestra