Prazo para gestores enviarem questionários do IEG-M e IEG-Prev termina no dia 31
30/03/2022 – SÃO PAULO – Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) mostra que apenas 53 dos 644 municípios jurisdicionados concluíram o preenchimento e o envio dos dados relativos à composição do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do exercício de 2021.
No caso do Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal (IEG-Prev), somente 793 das 1.756 entidades municipais responderam ao questionário que tem como objetivo verificar o tratamento às questões previdenciárias.
O balanço foi divulgado na terça-feira (29/3) pela Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp) por meio dos Comunicados n° 19/2022 e n° 20/2022.
Os gestores têm até quinta-feira (31/3) – mesma data da apresentação e remessa das documentações referentes às prestações das contas anuais – para enviar os questionários devidamente preenchidos.
A remessa das informações relativas aos indicadores é obrigatória e está prevista no calendário de atividades dos órgãos fiscalizados para o exercício de 2022, conforme divulgado pelo Comunicado SDG nº 54/2021.
Os municípios que não cumprirem com a regra estarão impossibilitados, conforme Resolução nº 2/2015 da Corte de Contas, de terem liberados os recibos de entrega da prestação de contas anuais e estarão sujeitos a eventuais outras sanções previstas em lei, como a aplicação de multas.
. Envio
A Audesp alerta que os formulários são considerados como entregues apenas após o responsável clicar sobre o botão ‘Concluir’ e receber a mensagem em verde ‘Grupo concluído com sucesso’. No IEG-M é preciso fazer o processo para as sete dimensões que compõem o indicador.
Mais informações sobre como acessar os questionários podem ser obtidas por meio dos Comunicados da Audesp nº 53 e 54/2021.