22/04/2024 – SÃO PAULO – O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, notificou a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a Organização Social Fundação do ABC para prestarem esclarecimentos sobre três episódios envolvendo eventual negligência em procedimentos médicos no Hospital da Mulher do município.

Dois casos aconteceram no último mês. Uma mulher ficou, por 19 dias, com gaze dentro do corpo após o material ter sido usado para estancar o sangue durante o parto. Outra paciente morreu uma semana depois de dar à luz no hospital, onde foi submetida a cesárea de emergência depois de receber duas doses de anestesia. O terceiro caso envolve a morte de um bebê em julho de 2023, também após cesárea emergencial.

O Hospital da Mulher de São Bernardo do Campo é uma das unidades municipais de saúde que estão sob a gestão da Fundação do ABC, organização social contratada pela prefeitura.

Na condição de responsável pelo processo que cuida do referido contrato de gestão no âmbito do TCESP, o Conselheiro Dimas Ramalho determinou que, no prazo de cinco dias úteis, sejam informadas as medidas adotadas pela Prefeitura e pela entidade para apuração das ocorrências, no âmbito sancionatório, civil ou penal, se houver, além das providências administrativas adotadas para prevenção de ocorrências similares.

O TCESP também requisita nomes, cargos e funções de todos os funcionários envolvidos no tratamento das então gestantes e indaga se foram feitas representações junto aos órgãos de classe dos responsáveis.

Leia a íntegra dos despachos
>Prefeitura de São Bernardo
> Fundação ABC