30/03/2023 – SÃO PAULO – Em uma ação coordenada, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, hoje (30/3), fiscalização surpresa para vistoriar, de forma surpresa e concomitante, 454 unidades de Saúde localizadas em 238 municípios paulistas. 

A ação, que foi realizada das 8h00 às 16h00, aconteceu em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) localizadas no interior, litoral e na região metropolitana. A ação envolveu o corpo de 454 Agentes da Fiscalização. Confira a relação de municípios e locais fiscalizados no link https://bit.ly/3Zrkq6J.

O objetivo foi verificar as condições estruturais nas unidades: obras incompletas, faixa de cobertura populacional, instalações e equipamentos obrigatórios, falta e/ou desperdício de medicamentos, exames, métodos contraceptivos e vacinas.

A fiscalização também buscou identificar se há problemas de gestão (gerenciamento): dificuldade para agendamento ou encaminhamento de pacientes a serviços referenciados, ausência de dados da produção e não disponibilização de sistemas de informações obrigatórios.

A evolução da ação pode ser acompanhada em tempo real pela Internet com interface para acesso público. Ao final da ação, após validação dos dados, o TCE vai gerar um relatório preliminar, com a compilação de dados e imagens.

Confira a relação de municípios e locais fiscalizados