21/10/2024 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) alerta sobre uma nova modalidade de golpe notada pelas autoridades policiais usando o nome e a logomarca desta Corte de Contas e outros órgãos.

Ao tomar conhecimento da situação, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo informa que tal tipo de cobrança é completamente indevida e em assuntos que não são de sua competência. Assim, é evidente se tratar de atividade criminosa. Sendo assim, ninguém deverá realizar nenhum tipo de pagamento em nome do TCESP. Além disso, o material usado pelos golpistas foge ao padrão de uso da marca do Tribunal em seus ofícios e comunicações.

O assunto veio à tona nesta segunda-feira após reportagens na mídia darem conta de pessoas que teriam sido lesadas em um "golpe do falso advogado". A artimanha consiste em mensagens enviadas para clientes de escritórios de advocacia cobrando valores por meio de falsos boletos ou transferências via PIX, alegando ser referentes a custas processuais.

A Polícia Civil de São Paulo, segundo a imprensa, investiga o caso. Vítimas devem procurar as autoridades para o registro da ocorrência.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo reforça a ilicitude do ato, se solidariza com as vítimas, e se coloca à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário.