26/11/2024 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), ao lado de representantes de órgãos e entidades públicas, participou, hoje (26/11), no campus da Universidade de São Paulo (USP), na Capital, da primeira Conferência do Distrito de Inovação de São Paulo.

A conferência do Distrito de Inovação de São Paulo é a primeira realizada após a formalização, em julho, por parte do Governo do Estado e Prefeitura de SP, da implantação da unidade que funciona na Capital. As chamadas ‘áreas de inovação’ são baseadas nos conceitos de geografia de inovação e transferência de ciência avançada para soluções para a sociedade.

Na oportunidade, a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas, Letícia Delsin Matuck Feres, acompanhada por técnicos e especialistas da Corte, participou da abertura do encontro e coordenou uma mesa-redonda com o tema‘Segurança institucional para contratação de inovação e Instrumentos jurídicos para inovação’.

Por parte do TCE, participaram dos debates o Diretor de Tecnologia da Informação, Fábio Correa Xavier; o Diretor de Comunicação Social, Fernando Martins; o Coordenador do Observatório do Futuro, Leandro Dall´Olio; o Diretor Técnico do MPC, João Mário de Medeiros Paixão; e o Assessor Técnico-Procurador e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Jardim Jurksaitis.

Nos debates da mesa redonda, foram compartilhadas experiências e boas práticas inovadoras adotadas pelos participantes em seus órgãos públicos, e feitas proposições para institucionalizar os instrumentos na operação do Distrito de Inovação.

Na oportunidade, foi discutido como as instâncias de governo e controle externo exercido pelo Tribunal de Contas paulista pode contribuir para a aceleração do uso dos instrumentos do novo marco legal de CT&I, bem como abordagens sobre capacitação, treinamento e facilitação para a variadas formas de contratação inovadoras.