8/11/2024 – SÃO PAULO – Relator do processo de prestação de contas da Desenvolve SP, o Conselheiro Dimas Ramalho, por meio de despacho assinado nesta sexta-feira (8/11), concedeu um prazo de 3 (três) dias para que a agencia de fomento se manifeste acerca de supostas fraudes financeiras realizadas no exercício de 2022, que envolveriam o volume de R$ 74 milhões em empréstimos. 

No despacho, o relator notificou o atual Diretor-Presidente da agência, Ricardo Dias de Oliveira Brito, e os demais responsáveis Marcos Fernando Fontoura dos Santos Jacinto, Sergio Gusmao Suchodolski, e Gabriela Redona Chiste, para que enviem esclarecimentos ao Tribunal de Contas.

No documento são requeridos a relação de todos os empréstimos concedidos em 2022, com dados dos tomadores de crédito, dos valores, das datas, dos responsáveis pela liberação, e de qualquer outra informação pertinente. Dimas Ramalho quer acesso ao rol completo das pessoas físicas e jurídicas que foram beneficiadas pelos empréstimos suspeitos, além dos funcionários da Desenvolve SP envolvidos.

Por fim, o Conselheiro cobra o motivo de os responsáveis pelo Controle Interno da Desenvolve SP não deram ciência ao Tribunal de Contas, na eventual tomada de conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, conforme determina a Constituição Federal e a Constituição do Estado de São Paulo.

Leia a íntegra do despacho