02/06/2015 – SÃO PAULO –Presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho participou, na segunda-feira (1/6), às 18h00, na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI 2ª Região), em São Paulo, da palestra ‘Governança Pública: o Desafio do Brasil’, proferida pelo Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes.

Ao lado do Conselheiro, participaram da mesa diretora dos trabalhos o Presidente do CRECI, José Augusto Viana Neto; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Desembargador José Renato Nalini; o Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Juiz Paulo Adib Casseb; o Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRTSP), Wilson Fernandes; o Deputado Estadual, Coronel Camilo e o Ouvidor-Geral do Estado, Gustavo Úngaro.

Ao utilizar a palavra, o Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, representando a Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, enalteceu o currículo e o histórico do Ministro e falou sobre as ações fiscalizatórias e do papel pedagógico que o Tribunal de Contas paulista tem adotado junto aos gestores e lideranças municipais, ao levar informações, esclarecer dúvidas e prevenir possíveis falhas ou impropriedades nas gestões públicas.

Em sua exposição, Nardes explicou os conceitos da governança pública e destacou a necessidade dos Poderes se estruturarem de modo a avaliar, direcionar e monitorar a gestão das políticas públicas com o objetivo de atender às demandas da população. O Ministro falou sobre os principais pontos da prática de governança e expôs algumas das ações do TCU nos últimos anos.

O palestrante afirmou que o pais seguiu um caminho de evolução nas últimas décadas, mas poderia estar em outro patamar, especialmente no campo social e econômico, se as políticas públicas fossem melhor planejadas, monitoradas e avaliadas. Ao enaltecer o papel e importância das Cortes de Contas, João Augusto Nardes, afirmou que o controle externo tem papel fundamental, nas esferas federal, estadual e municipal, como indutor da governança pública.