03/03/15 – SÃO PAULO – Ao encerrar as atividades da 19ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) computou a participação de mais de 650 servidores, da capital e interior, que integram os quadros do setor de fiscalização da Corte de Contas. As atividades do encontro, realizado entre os dias 23 a 26 de fevereiro, no Centro de Convenções Rebouças, na capital, foram encerradas com a participação do Corregedor do TCE, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo.

Durante os 4 (quatro) dias de realização do evento, foram realizadas diversas palestras, exposições e debates que versaram sobre temas afetos à jurisprudência, legislações e ações fiscalizatórias. Dentre os temas desenvolvidos foram abordados tópicos relacionados ao Controle Interno, Sistema de Acompanhamento das Contas Estaduais e Municipais, Transparência e Acesso à Informação, Previdência, Tecnologia da Informação e boas práticas de fiscalização.

Efetividade

Ao finalizar as exposições do último dia do evento, o Corregedor destacou sua satisfação com o corpo funcional e com os trabalhos desenvolvidos ao longo de quase 3 anos. Ele destacou a iniciativa pioneira do Tribunal de Contas paulista ao implantar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicador adotado que medirá a qualidade dos gastos e investimentos promovidos nos municípios.

Presidente do Comitê de Gestão Estratégica do TCE, Sidney Beraldo afirmou que a Corte de Contas paulista dá uma passo adiante em relação às ações fiscalizatórias, pois deixa apenas de fazer uma análise de conformidade, na qual analisa os aspectos financeiros e orçamentários dos municípios, para realizar uma abordagem mais abrangente, buscando a efetividade e o resultado das ações implementadas pelas administrações.

Ao final dos trabalhos o Tribunal de Contas premiou simbolicamente os servidores da área de fiscalização que se destacaram em 2014 por trabalhos relacionados a boas práticas nos procedimentos. A premiação foi entregue pelo Chefe do Gabinete Técnico da Presidência (GTP), Abilio Augusto Martins; pelos Diretores dos Departamentos de Fiscalização I e II, Alexandre Teixeira Carsola e Antonio Bento de Melo e pela Coordenadora da Escola de Contas Públicas (EPCP), Silvana de Rose.