Cidades paulistas recebem totens informativos do TCE sobre Desenvolvimento Sustentável
01/07/2024 – SÃO PAULO – Como parte das comemorações de seu centenário, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realiza uma ação especial nas cidades em que possui suas sedes, como na capital paulista e nas 20 localidades onde estão suas Unidades Regionais.
As cidades de Adamantina, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Guaratinguetá, Itapeva, Ituverava, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba receberam totens e painéis interativos em áreas verdes urbanas objetivando, por meio de linguagem didática e acessível, divulgação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O TCESP, com isso, efetiva um de seus programas, o “Faça Parte–ODS”, envolvendo o Tribunal de Contas, o Governo do Estado de São Paulo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo e prefeituras dos 20 municípios participantes.
A iniciativa foca na escolha de espaços públicos, de convivência dos municípios, como forma de engajamento social na temática desenvolvimento sustentável, englobando seus mais variados aspectos, quais sejam: meio ambiente, instituições eficazes, educação, saúde e bem-estar.
Os textos foram desenvolvidos pelo Observatório do Futuro e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Por estarem instalados em locais de grande circulação, os cidadãos poderão usufruir das informações, interagir e saber mais sobre os conteúdos das ODS usando os QR codes e ainda deixar registrada sua visita com uma foto em um 'painel instagramável'.
. Onde estão instalados os totens?
Confira a lista de endereços de acordo com a relação de Unidades Regionais do TCESP:
UR-01 – Araçatuba: Praça Natal Drigo, localizada à Avenida da Saudade, 1624, bairro Alto da Saudade;
UR-02 – Bauru: Praça da Copaíba, localizada à Avenida Getúlio Vargas, 1946, Vila Universitária;
UR-03 – Campinas: Parque Taquaral, localizado à Avenida Dr. Heitor Penteado, 1671;
UR-04 – Marília: Museu de Paleontologia, localizado à Avenida Sampaio Vidal, 245, Centro;
UR-05 – Presidente Prudente: Parque do Povo, próximo à Praça do Centenário, na Avenida Onze de Maio, em frente ao número 2501.
UR-06 – Ribeirão Preto: Parque Municipal Dr. Luís Carlos Raya, localizado à Rua Severiano Amaro dos Santos, s/n, no Jardim Botânico;
UR-07 – São José dos Campos: Parque Vicentina Aranha, localizado à Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, Vila Adyana;
UR-08 – São José do Rio Preto: Lago 2 do Parque Represa Municipal, localizado à Avenida Sabino Cardoso Filho, 2520, Jardim Estrela;
UR-09 – Sorocaba: Parque do Paço Municipal, localizado à Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, Alto da Boa Vista;
UR-10 – Araras: Parque do Lago, localizado à Rua Santa Cruz, 19, no Centro;
UR-11 – Fernandópolis: Represa Beira Rio, localizada à Avenida Augusto Cavalim;
UR-12 – Registro: Praça dos Expedicionários, localizada à Rua Pio Onze, 143, Centro;
UR-13 – Araraquara: Parque do Basalto, localizado à Avenida São João s/n, Jardim Pinheiros;
UR-14 – Guaratinguetá: Parque Ecológico Municipal ‘Anthero dos Santos’, localizado à Avenida Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 2, no Portal das Colinas;
UR-15 – Andradina: Praça Eduardo Ramalho ‘Praça do JBC’, localizada à Rua São Paulo, bairro Vila Rica;
UR-16 – Itapeva: Praça de Eventos Zico Campolim, localizada à Rua Epitácio Piedade, Vila Ofélia;
UR-17 – Ituverava: Praça da Mãe Rainha, localizada à Rua das Bandeiras, Centro;
UR-18 – Adamantina: Parque dos Pioneiros, localizado à Avenida da Saudade, esquina com Alameda Padre Nóbrega;
UR-19 – Mogi Guaçu: Parque dos Ingás, localizado à Rua Vereador Francisco Martini, Centro;
UR-20 – Santos: Parque Municipal Roberto Mário Santini ‘Parque Emissário’, localizado à Praia do José Menino, Avenida Presidente Wilson, 169.
. Observatório do Futuro
O Observatório do Futuro do TCESP foi criado para auxiliar o Estado e as Prefeituras na implementação da Agenda 2030 e também para acompanhar a evolução desse processo nos dois níveis de governo.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por sua vez, são o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030. Com 17 objetivos e 169 metas, os ODS estão fundamentados nos três pilares do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.
Para isso, o núcleo de monitoramento dos ODS desenvolve estudos e atividades de capacitação de servidores, colaborando ainda na sistematização e divulgação de dados e de boas práticas. Uma cartilha já foi elaborada para explicar o que são os ODS e como o TCESP pode ajudar Prefeitos e Governo do Estado a aderir ao projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.tce.sp.gov.br/observatorio.