30/01/15 – PRESIDENTE PRUDENTE – Lideranças políticas e gestores públicos de 63 (sessenta e três) municípios se reuniram na quinta-feira (29/1), às 14h00, em Presidente Prudente, região Noroeste do Estado, para participar do quinto encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para debater a implantação, a partir de 2015, do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicador que medirá a qualidade dos gastos e investimentos realizados pelas Prefeituras paulistas.

Coordenados pelo Conselheiro Corregedor Sidney Estanislau Beraldo, os trabalhos ocorreram no Teatro ‘Paulo Roberto Lisboa’ localizado no Centro Cultural Matarazzo. A palestra ‘Aspectos Operacionais do IEGM’, foi proferida pelos agentes técnicos da Divisão Audesp, Rodney Idankas e Henrique Romanini Subbi e acompanhada por cerca de 350 participantes, dentre eles 17 (dezessete) Prefeitos de toda a região abrangida pelas Unidades Regionais de Andradina, Araçatuba, Adamantina e Presidente Prudente.

A mesa de abertura contou com a presença do Prefeito de Presidente Prudente Milton Carlos de Mello ‘Tupã’; do Vereador Valmir da Silva Pinto, representando a Presidência da Câmara Municipal; do Prefeito de Regente Feijó, Marcos Rocha, Presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), órgão representativo dos Prefeitos da região; do Deputado Estadual Mauro Bragato, e do Diretor Técnico da Regional, Maurides Tedeschi.

O Prefeito de Presidente Prudente destacou o papel do TCE como instrumento fiscalizador das contas públicas e apoiou a iniciativa do Conselheiro Beraldo em instituir o IEGM. O Vereador Valmir da Silva Pinto, ao saudar os Presidentes de Câmaras e Vereadores presentes, disse que o índice será uma ferramenta importante para as Casas legislativas no acompanhamento e fiscalização das administrações.

Presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Mauro Bragato, utilizou a palavra ressaltar o histórico politico e profissional do Conselheiro Beraldo e destacar a importância que exerce dentro do colegiado do TCE. Ao enfatizar a importância do IEGM, o Deputado convidou o Conselheiro para trazer o debate acerca do assunto para apresentar aos parlamentares da Assembleia Legislativa paulista.

O Índice

Para compor o IEGM, serão levados em conta dados e informações referentes à 7 (sete) áreas: Planejamento, Gestão Fiscal, Saúde, Educação, Proteção das Cidades, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação. As Prefeituras terão até o dia 28 de fevereiro para responder o questionário disponibilizado na página da Audesp e encaminhar os dados, por meio eletrônico, ao Tribunal de Contas.